Procon quer o fim da publicidade em “Carrossel”
O novo “baú da felicidade” de Silvio Santos está na mira da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O órgão quer o fim dos merchandisings na novelinha “Carrossel”, sucesso comercial e de audiência do SBT.
Aliado ao Instituto Alana, ONG que atua nos direitos da criança e do consumidor, o órgão pretende brecar os anúncios inseridos no folhetim infantil. “Esse tipo de publicidade abusa da deficiência de julgamento das crianças”, fala Renan Ferraciolli, assessor chefe do Procon-SP.
Segundo levantamento do Alana, ficção e publicidade se misturam demais na novela. Em uma das cenas de “Carrossel”, a professora Helena (Rosane Mulholland) surgiu ao lado de um médico (ficcional) falando da importância do chocolate na vida das crianças. Tratava-se então de um merchandising da Cacau Show.
Após dois encontros entre dirigentes do Procon e do SBT, a emissora não aceitou retirar os merchandisings, que surgem em quase todos capítulos do folhetim.
O SBT, via assessoria, diz que ofereceu em contraproposta retirar só as ações protagonizadas por crianças, o que também não foi aceito.
O Procon pretende agora tomar medidas mais duras contra o SBT, que vão de uma multa (de no máximo R$ 6 milhões) até uma ação judicial.
*
Disputa Enquanto a RedeTV! tenta renovar o contrato com Rafinha Bastos, que vence no início de 2013, a Band segue conversando com ele sobre sua possível volta à emissora.
Apocalipse A Globo lançou uma promoção em que público deveria dizer o que faria se soubesse que mundo ia acabar no dia 21 de dezembro, seguindo a profecia do calendário Maia.
Apocalipse 2 A brincadeira, que recebeu mais de 3.000 ideias em apenas cinco dias, faz parte do lançamento da série “Como Aproveitar o Fim do Mundo”, de Alexandre Machado e Fernanda Young, que estreia na Globo em novembro. As dez respostas mais divertidas do público vão estrelar o segundo filme publicitário da sitcom, em formato de “top 10”.
Fora Depois da Record, a Globo também pode deixar de realizar o debate com candidatos à Prefeitura de São Paulo, marcado para quinta-feira (4). A emissora ainda não fez nenhum encontro para definir regras com candidatos e assessores.
Fora 2 A Globo pretende realizar o debate apenas com os seis candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto. O candidato Levy Fidelix (PRTB) ganhou na Justiça o direito de participar. Procurada, a rede diz que ainda não desistiu do debate.
Curva A TV paga segue crescendo: chegou aos 15,1 milhões de assinantes no país em agosto. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço já está presente em 36,6% dos lares da região Sudeste.
Não poderia dar um fim também na propaganda eleitoral?
embora seja gratuita né rsrsrs.
essa ONG como todas, esta querendo uma graninha tambem…
PRA ISSO SERVE AS **ONGS** SUMIR COM GRANA…E MAIS NADA
Engraçado, nos merchandising da malhação ninguém mete o bico… e látb é programação para criança/pre adolescente. ME faz perguntar quem está por trás desta ong.
Sou Diretora de uma Escola de Educação Infantil. Por favor, ajudem-nos a divulgar
CARTA ABERTA AOS PROFESSORES, DIRETORES, PAIS E FAMILIARES.
A Escola Municipal de Educação Infantil “ Guia Lopes” comprometida com ações que valorizem as diferenças e tonifiquem a autoestima de todas as crianças com idade de 3 a 5 anos através do combate a qualquer ação que dissemine o racismo, o preconceito e a discriminação na infância torna público o repúdio à novela Carrossel, veiculada diariamente pelo SBT ( Sistema Brasileiro de Televisão). Trata-se de uma novela dedicada ao público infantil que se passa em uma pretensa escola , com supostas profissionais da educação em que alunos personificam os mais variados estereótipos e vivenciam situações inaceitáveis nas quais a criança negra é frequentemente humilhada, a beleza e a superioridade da criança branca são enaltecidas, as crianças com sobrepeso são ridicularizadas e o espírito competitivo é levado ao extremo. A cada episódio, uma das crianças é exposta às ações do grupo que planeja situações vexatórias seguindo um enredo que reforça tudo o que nós combatemos e acreditamos deva ser combatido. Cirilo, um menino negro, pobre, e de boa índole é apaixonado por Maria Joaquina, menina branca, rica e cheia de soberba. Para ilustrarmos a perversidade existente nas relações entre as crianças da pretensa “Escola Mundial”, citamos o episódio em que um grupo de garotos resolve convencer Cirilo que, para conquistar Maria Joaquina, seria necessário comprar um tônico para ficar bonito. Cirilo, sendo uma criança com baixa autoestima, pega as moedas de seu cofrinho e compra a milagrosa loção feita por seus “colegas”.
São evidentes os efeitos nefastos da insensibilidade, do desconhecimento do universo infantil e do desrespeito à dignidade a que todos temos direito. Várias de nossas crianças têm verbalizado o seu descontentamento em serem negras e o desejo de mudar sua cor de pele, enquanto outras formam grupos impenetráveis de “Marias Joaquinas”, negando-se a usar o uniforme e estabelecendo competições de roupas e acessórios. Atentas a estas manifestações, estamos trabalhando para mobilizar a atenção da comunidade de pais e docentes para que sejamos, todos, criteriosos e críticos em relação à programação infantil a que ficam expostas nossas crianças. Assinam a presente manifestação a equipe administrativa/pedagógica e todas as professoras da EMEI GUIA LOPES.