-

Produzido por Lígia Mesquita

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Procon quer o fim da publicidade em “Carrossel”

Por Folha

O novo “baú da felicidade” de Silvio Santos está na mira da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O órgão quer o fim dos merchandisings na novelinha “Carrossel”, sucesso comercial e de audiência do SBT.

Aliado ao Instituto Alana, ONG que atua nos direitos da criança e do consumidor, o órgão pretende brecar os anúncios inseridos no folhetim infantil. “Esse tipo de publicidade abusa da deficiência de julgamento das crianças”, fala Renan Ferraciolli, assessor chefe do Procon-SP.

Segundo levantamento do Alana, ficção e publicidade se misturam demais na novela. Em uma das cenas de “Carrossel”, a professora Helena (Rosane Mulholland) surgiu ao lado de um médico (ficcional) falando da importância do chocolate na vida das crianças. Tratava-se então de um merchandising da Cacau Show.

Após dois encontros entre dirigentes do Procon e do SBT, a emissora não aceitou retirar os merchandisings, que surgem em quase todos capítulos do folhetim.

O SBT, via assessoria, diz que ofereceu em contraproposta retirar só as ações protagonizadas por crianças, o que também não foi aceito.

O Procon pretende agora tomar medidas mais duras contra o SBT, que vão de uma multa (de no máximo R$ 6 milhões) até uma ação judicial.

*

Disputa Enquanto a RedeTV! tenta renovar o contrato com Rafinha Bastos, que vence no início de 2013, a Band segue conversando com ele sobre sua possível volta à emissora.

Apocalipse A Globo lançou uma promoção em que público deveria dizer o que faria se soubesse que mundo ia acabar no dia 21 de dezembro, seguindo a profecia do calendário Maia.

Apocalipse 2 A brincadeira, que recebeu mais de 3.000 ideias em apenas cinco dias, faz parte do lançamento da série “Como Aproveitar o Fim do Mundo”, de Alexandre Machado e Fernanda Young, que estreia na Globo em novembro. As dez respostas mais divertidas do público vão estrelar o segundo filme publicitário da sitcom, em formato de “top 10″.

Fora Depois da Record, a Globo também pode deixar de realizar o debate com candidatos à Prefeitura de São Paulo, marcado para quinta-feira (4). A emissora ainda não fez nenhum encontro para definir regras com candidatos e assessores.

Fora 2 A Globo pretende realizar o debate apenas com os seis candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto. O candidato Levy Fidelix (PRTB) ganhou na Justiça o direito de participar. Procurada, a rede diz que ainda não desistiu do debate.

Curva A TV paga segue crescendo: chegou aos 15,1 milhões de assinantes no país em agosto. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço já está presente em 36,6% dos lares da região Sudeste.

Blogs da Folha