Sem mistério, final de “Fina Estampa” tem ibope fraco
“Fina Estampa” conseguiu elevar os índices de audiência da Globo. É fato. A trama de Aguinaldo Silva pegou, bateu recordes de ibope, fez a concorrência sambar na faixa das 21h.
Mas sem um mistério amarrado para ser divulgado só no finalzinho, “Fina Estampa” teve um desfecho com audiência abaixo do esperado.
Marcou na sexta-feira (23), dia em que foi ao ar seu último capítulo, média de 47 pontos de audiência. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.
Essa foi a mesma média do final de “Insensato Coração”, que, no geral, marcou bem menos audiência do que “Fina Estampa”.
A despedida da história de Griselda (Lilia Cabral) ficou atrás de capítulos finais de outro novelões como: “Caminho das Índias”, “Belíssima”, “Senhora do Destino”, “Paraíso Tropical”. Ganhou apenas de “Viver a Vida”, que marcou somente 46 pontos em seu último capítulo.
Faltou um grande mistério, algo que o público esperasse descobrir no fim de “Fina Estampa” para bombar seu capítulo final. A identidade secreta do amante de Crô (Marcelo Serrado) foi mantida secreta. Todo mundo também já sabia com quem Griselda ia terminar na novela, e que a vilã , Tereza Cristina (Christiane Torloni), não ia morrer.
Mesmo assim, “Fina Estampa” marcou presença entre os melhores ibopes da Globo no horário e dificilmente será superada.
Confira as audiência do último capítulo de:
Senhora do Destino 61 pontos
América 66 pontos
Belíssima 60 pontos
Páginas da Vida 53 pontos
Paraíso Tropical 56 pontos
Duas Caras 47 pontos
A Favorita 48 pontos
Caminho das Índias 55 pontos
Viver a Vida 46 pontos
Passione 52 pontos
Insensato Coração 47 pontos
Fina Estampa 47 pontos
Qual o ensinamento que uma novela como esta pode oferecer?Se os formadores de opinião não entedem que a “vida imita a arte”, para que servem estas novelas se só ensinam maldade.Qual o fundo moral que transmitem?.Nada, só querem audiência.
Gente, o ibope dessa novela, Fina estampa, só foi alcançado mesmo, infelizmente, graças a mediocridade da maioria dos telespectadores brasileiros…!!!! Haja vista, o final sem graça que teve, entederam??????
misericoooooordia, eu nunca vi um final de umaa novela ruim assim,
“pessimo” perdi outro canal vendo oo final deessa DSGÇ.
daa proxima vez vee see o “escritor” / “autor” melhoraa maaaaaaaaaaais, poorque se não vaai perder a audiencia completaente.
Raivaaaaaaaaaa de veer essa troçoooooo dee porcariaaaaa. cambada de…
que final ruim mesmo nunca mais iremos assistir novela deste escrito
A novela começou bem mas depois degringolou. A vilã ficou meio doida, os casais fizeram um troca troca… um marido tranquilo de repente virou um galinha, enfim, virou uma farofa de mau gosto. Eu parei de assistir em fevereiro.
mas todas as novelas da globo os finais são sempre uma porcaria,no decorrer da novela o autor cria personagens brilhantes,histórias intrigantes,mas sempre deixa p desvendar todos os mistérios no último capítulo,sem contar q todo final,tem mulheres grávidas,casamentos e os vilões sempre se safam.
Lilia Cabral é uma excelente atriz de comédia. Houveram cenas de drama que chegaram ao ridículo, ou falta de direção ou falta de talento desta, do que foi proposto. Nada a ver com a pessoa, tem atores que se encaixam melhor em alguns papéis e, no caso de Lilia, ficou forçado, desengonçado, não havia empatia com a personagem. Uma pena.
O grande problema das novelas, é sempre o final decepcionante. Todo mundo sai xingando. A direção da novela foi péssima, amadora. Tava mais do que na cara que a cena do barco foi feita em estúdio e a da luta, uma verdadeira piada. Por que estes diretores brasileiros não vão à Hollywood, aprender um pouco com os americanos ?
PARABENS A RECORD QUE ESTÁ APRESENTANDO REI DAVI.
O RESTO É RESTO E A GLOBO VAI TER QUE MELHORAR.
A MEDIDA QUE O POVO VAI TENDO MAIS CULTURA, MAIS A GLOBO VAI DESPENCANDO.
47 já não é o bastante !! rsrsrss tá ótimo, antes conseguiam uns 68 e tra la lá o final é assim mesmo se não ia dar 95 se agradasse a todos.
Ibope baixo com 47 pontos ????????????? Onde que isso é baixo ? As Pessoas tem que entender que o mundo mudou e a Globo não é mais a mesma.
é uma pena que a reportagem não citou ROQUE SANTEIRO , maior sucesso de todos os tempos , chegando a quase 100% de audiencia. Esta sim , nunca foi superada.
O final de “Fina Estampa” foi constrangedor, com as cenas da morte do Ferdinand, sequestro da Griselda, naufrágio de Pereirinha e Tereza Cristina, reaparição da vilã e reação da Griselda brandindo uma chave de grifo. Pontos positivos: cenas de Marcelo Serrado e Alexandre Nero, discurso de Griselda como paraninfa. Aguinaldo Silva se auto-homenageou demais. Novela fraca.