Sônia Braga processa Globo por ‘Dancin’ Days’

Por Folha

A exibição de “Dancin’ Days” (1978) neste ano rendeu ao canal Viva recorde de audiência, liderança na TV por assinatura e uma bela dor de cabeça. Sônia Braga, estrela da trama de Gilberto Braga, está processando a Globo, cobrando na Justiça o pagamentos dos direitos autorais conexos pela reexibição da obra.

Sônia, que vive a protagonista Júlia Matos na trama, entrou com uma ação contra a emissora na 10ª Vara Cível do Rio, onde cobra, entre outras coisas, uma indenização, uma vez que a novela foi ao ar sem que a rede a procurasse para lhe pagar pelos direitos de imagem, em valores atualizados.

Na visão da atriz, que se soma a outro grupo de artistas, liderados por Antônio Fagundes, o Viva é uma canal à parte da Globo e, mesmo pertencendo à Globosat, deve remunerar atores por suas exibições, com o pagamento dos direitos conexos. Quando uma novela é vendida para o exterior, por exemplo, os atores recebem da Globo entre 5% e 10% do valor pago na época da primeira exibição.

Procurado, o Viva diz que licencia conteúdo da Globo e de outras produtoras nacionais e internacionais e que esses fornecedores é que são responsáveis pelo pagamento dos direitos a seus contratados.

Globo e Sônia Braga não comentam o assunto.

Espera Vence em dezembro o contrato de Marcelo Tas com a Band. A conversa do “renova-não-renova” envolve a permanência ou não dele na bancada do “CQC” em 2015 e a convergência desse com outros projetos.

Espera 2 Procurados, nem Tas nem Band comentam o assunto.

Troca Neila Medeiros deve ser a substituta de César Filho no “Notícias da Manhã”, do SBT. César é mais nova aquisição da Record.

Dramaturgia A Record vai investir mais em seriados nacionais em 2015. Além das segundas temporadas de “Plano Alto” e “Milagres de Jesus”, a emissora vai apostar em uma nova série de aventura: “Sem Volta”.

Adeus Novo contratado da Gazeta, Nilton Travesso não dará mais expediente nem como diretor nem como consultor no “Saia Justa”, do GNT.

Aposta A coletânea de episódios de internet do “Porta dos Fundos” estreou com audiência em alta na Fox, mas ainda não alcançou a média que a turma de “Os Simpsons” rendia no horário ao canal pago.

Aposta 2 A audiência do Porta na TV é predominantemente jovem, masculina e das classes A e B.

Chegada Poliana Abritta estreou no “Fantástico” (Globo), no domingo (2), com ótima audiência: 23 pontos. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.