‘A Grande Família’ dá adeus ainda com forte audiência

Por Folha

Sem conseguir estancar sua anual fuga de plateia, a Globo dirá adeus nesta semana a um dos programas que menos perderam público desde a sua estreia: “A Grande Família”.

A turma de Lineu (Marco Nanini) e Nenê (Marieta Severo) terá sua última aventura exibida na quinta-feira (11), com direito a participações especiais e um certo ar de arrependimento entre os que permitiram que o programa partisse. Afinal, quando não se para de cair, quem cai menos é time que está ganhando, não é?

No caso de “A Grande Família”, a temporada de despedida vem registrando média na casa dos 20,3 pontos de audiência. Em sua melhor fase na TV, 2006, chegou aos 40 pontos, mas se comparada a sua temporada de estreia, em 2001, o programa perdeu apenas 10% de sua audiência, pois registrou em seu primeiro ano no ar média de 22,6 pontos. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Essa queda, de 10%, é um dos menores entre os programas da Globo, em pouco mais de uma década.

A faixa das novelas das 21h, por exemplo, perdeu três vezes mais. Em 2001, “Laços de Família” e “Porto dos Milagres” registraram média de 45 pontos. A atual trama da faixa, “Império”, tem marcado 30 pontos de média, uma queda de 33%.

Vidente: Esse é visual nada clean da personagem Samantha, uma ilustre paranormal vivida por Claudia Raia em Alto Astral', próxima novela das 19h da Globo
Vidente: Esse é visual nada clean da personagem Samantha, uma ilustre paranormal vivida por Claudia Raia em Alto Astral’, próxima novela das 19h da Globo

Esforço Os canais do grupo Sony, como AXN, trabalham para ter em novembro toda a sua programação dublada em português, com opção de legendas em português e áudio original em inglês.

Esforço 2 Assim gregos e troianos serão atendidos na TV paga, sem a choradeira da turma que é contra a dublagem geral da programação, caminho adotado por quase todas as grandes programadoras internacionais que querem ganhar público no Brasil.

Retorno Zeca Camargo volta na próxima quinta-feira (11) ao “Vídeo Show”. O apresentador ficou três semanas afastado do programa, de licença médica, se restabelecendo de uma pneumonia.

Social Se depender da vontade de alguns diretores da Globo, Ivete Sangalo vai acabar vivendo a protagonista da próxima minissérie de Walther Negrão na Globo, “A Dama da Noite”.

Social 2 A trama, que estreia no início de 2015, retrata a vida da polêmica Eny Cezarino, uma das maiores cafetinas do Brasil.

Queda O “Fantástico” (Globo) voltou a perder audiência. Registrou média de 16 pontos no domingo (7).

Escova Direto de Salvador, o “Encontro” (Globo) de segunda-feira (8) trouxe uma Fátima Bernardes diferente dos outros dias: feliz por estar nas ruas de novo e completamente descabelada com a brisa da região.