Globo tenta estancar fuga de público na faixa das 18h

Por Folha

VITOR MORENO (interino)

O elenco de “Boogie Oogie” está correndo para gravar participações em todos os programas da Globo. Na segunda (4), Isis Valverde e Heloísa Pérrissé estavam no “Encontro com Fátima Bernardes”. Nesta terça-feira (5), também estarão no “Vídeo Show”. Isso só para ficar em dois exemplos.

A onipresença pode ser explicada pelo desafio que a novela tem pela frente: reverter a baixa audiência de “Meu Pedacinho de Chão”.

Sucesso de crítica, a trama de Benedito Ruy Barbosa terminou na sexta (1º) com média de 19,1 pontos, a pior de um último capítulo de novela da faixa. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.

É a primeira vez que um desfecho de novela das 18h fica abaixo da casa de 20 pontos. Antes, a pior audiência era a de “Lado a Lado” (2012): 21 pontos. Ambas estão bem longe dos tempos áureos da faixa na emissora. Em 2006, “Alma Gêmea” deu 52,7 pontos.

Na média geral, considerando os 96 capítulos da trama, a situação de “Meu Pedacinho de Chão” não é diferente. Foram 17,8 pontos de média, batendo novamente o recorde negativo de “Lado a Lado”. Por outro lado, “Alma Gêmea” marcou 38,6 pontos de média, ibope hoje longe da realidade até de uma novela das 21h.

Bastidor: Fernanda Montenegro confere com o diretor Maurício Guimarães o material gravado para a campanha ‘Criança Esperança’, da Globo (Crédito: Aline Massuca/TV Globo)
Bastidor: Fernanda Montenegro confere com o diretor Maurício Guimarães o material gravado para a campanha ‘Criança Esperança’, da Globo (Crédito: Aline Massuca/TV Globo)

Alta No segundo trimestre deste ano, a audiência dos canais Discovery registrou crescimento de 45% no Brasil com relação ao mesmo período do ano passado.

Alta 2 O índice é 20% maior que o aumento médio da TV por assinatura no mesmo período, que foi de 25%, e fez com que a programadora atingisse sua maior média de audiência dos últimos dez anos no país.

Ata-me Na produtora espanhola El Deseo, ninguém ouviu nada a respeito do suposto convite que a Globo teria feito a Pedro Almodóvar para dirigir uma minissérie no Brasil. Consultada, a emissora afirma que, oficialmente, não fez nenhuma proposta para o cineasta.

Recorde Com edições ao vivo na Copa, o “Caldeirão do Huck” fechou julho com sua melhor média do ano no PNT (Painel Nacional de Televisão): 15 pontos. Cada ponto corresponde a 217 mil domicílios nas principais regiões metropolitanas do Brasil.

Trem O canal Viva reprisa a partir do dia 18 a série “Sibéria, a Missão de um Mago”, exibida em 2006 pelo “Fantástico”. No quadro, Glória Maria acompanha Paulo Coelho numa viagem pela ferrovia transiberiana.

Voto O grupo Barbixas estreia nesta terça (5) a websérie “Campanha Política”, na qual situação e oposição fictícias fazem promessas para as próximas eleições. A trama culmina em um debate.