Jogos do Brasil têm 43% de TVs desligadas em SP

Por Folha

Os canais pagos e abertos não se cansam de comemorar a audiência em alta na Copa. Mas o fato é que há menos televisores ligados em São Paulo durante os jogos da seleção.

A média de televisores ligados nos dois primeiros jogos do Brasil na Copa da Alemanha, em 2006, foi de 71%. Durante as duas primeiras partidas da seleção no Mundial no Brasil, havia 57% de televisores ligados em São Paulo. O que significa que 43% dos aparelhos de TV na região estavam desligados na hora do jogo.

Em 2010, na competição na África, os dois primeiros jogos tiveram 60% de aparelhos ligados. E a faixa horária das partidas nas três Copa é quase a mesma.

Onde, então, as pessoas estão vendo os jogos? Em bares, nos celulares, nos tablets? Nem o Ibope nem os canais sabem ao certo. O fato é que a torcida na poltrona de casa está menor.

Em oito anos, a Globo perdeu 43% de sua audiência no jogo de estreia da seleção na Copa. Brasil x Croácia, em 2006, marcou 65,7 pontos. Brasil x Croácia, no último dia 12, alcançou 37,5 pontos. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP. Na África, em 2010, o primeiro jogo da seleção registrou 45,2 pontos.

Pose: A turma de ‘Chiquititas’ faz selfie com o ator mexicano Jaime Camil nos intervalos de gravação do programa de Eliana, no ar no domingo (22), no SBT (Crédito: Artur Igrecias/SBT)
Pose: A turma de ‘Chiquititas’ faz selfie com o ator mexicano Jaime Camil nos intervalos de gravação do programa de Eliana, no ar no domingo (22), no SBT (Crédito: Artur Igrecias/SBT)

Amigos Há uma fila de emissoras brasileiras, abertas e pagas, querendo entrevistar Maradona e tê-lo como convidado de um programa esportivo. Por enquanto, só a ESPN Brasil conseguiu conversar com o jogador argentino, no domingo (15).

Amigos 2 O craque topou falar com o canal pago por causa do jogador Sorín, compatriota de Maradona que faz parte da equipe de comentaristas da ESPN na Copa.

Ciúmes Não foi bem digerida pela Globo a notícia de que a seleção brasileira e sua comissão técnica estão acompanhando os jogos da Copa pela Band.

Ciúmes 2 Doeu mais quando Datena, da Band, resolveu agradecer a audiência de Felipão e sua turma.

Drible Parte do jornalismo do SBT está indignada com a estrutura do canal na cobertura da Copa.

Drible 2 Fontes da rede contaram que, em Fortaleza, a equipe do SBT teve de captar imagens do estádio em cima de uma laje, usando uma escadinha de madeira. E que ficaram instalados em uma espécie de albergue, com banheiro coletivo.

Drible 3 O canal diz que o local onde foram captadas as imagens está em obras, assim como boa parte do entorno do estádio, e que os profissionais ficaram em uma pousada, uma vez que os hotéis na região estavam lotados.

Policial Na terça-feira (17), dia de Copa, o “Cidade Alerta” (Record) foi bem: marcou 9 pontos.