Globo perde um em cada cinco espectadores à noite

Por Folha

A Globo não só não consegue estancar a fuga de audiência anual, como assiste a essa queda se multiplicar no horário nobre. A emissora encerrou abril com uma perda de 22% de ibope na faixa noturna (das 18h à meia-noite) em rede nacional, com relação ao mesmo período do ano passado.

A rede costuma ter uma fuga de 10% de público ao ano. De abril de 2013 a abril de 2014, perdeu um em cada cinco espectadores no país na faixa nobre, que concentra cerca de 70% dos investimentos publicitários na TV aberta.

No mês passado, a Globo registrou à noite média de 21,9 pontos de audiência nacional, ante 28,1 pontos do mesmo período em 2013. Cada ponto equivale a 217 mil domicílios no Brasil. É a maior queda já registrada pelo canal na faixa, deflagrada por uma crise em sua dramaturgia atual. Nenhuma das três novelas no ar emplacou em audiência.

Em São Paulo, a líder perdeu no período 21% de seu público no horário, passando de 25,2 pontos, para 20 pontos. Cada ponto corresponde a 65 mil domicílios na Grande SP.

A queda mais acentuada da Globo coincide com o atual discurso da emissora, que diz se importar menos com a audiência, priorizando a qualidade de suas atrações.

CONTO DE FADAS Adnet e Marcius Melhem vivem Rei Arthur e Lancelot, respectivamente, em “Tá no Ar: a TV na TV”, que deve ganhar nova temporada na Globo
CONTO DE FADAS Adnet e Marcius Melhem vivem Rei Arthur e Lancelot, respectivamente, em “Tá no Ar: a TV na TV”, que deve ganhar nova temporada na Globo

‘Gol O projeto de Copa do Mundo no SporTV vai além das transmissões dos jogos e cobertura diária do mundial. Onze cineastas recrutados pelo canal vão preparar documentários de 13 minutos cada, mostrando um olhar bem particular da Copa.

Gol 2 Os filmes serão exibidos em dezembro, com curadoria do diretor Jorge Furtado. Entre os diretores que farão esses documentários para o SporTV estão Lázaro Ramos, Leandra Leal e Tatá Amaral.

Retorno São grandes as chances de Ana Paula Padrão voltar ao ar em breve, na Band, como apresentadora.

Retorno 2 A emissora fez uma proposta à jornalista envolvendo vários projetos. Todos eles passam bem longe das bancadas dos noticiários.

Fôlego O primeiro episódio da nova temporada do “Vai Que Cola”, do Multishow, irá ao ar ao vivo. Será no dia 1º de setembro, com a presença do elenco completo.

Fôlego 2 Se der certo, a temporada de 2015 pode ganhar mais episódios ao vivo.

Piada A Band contratou o humorista Robson Nunes. Ele fará esquetes no programa “Band na Copa”, que será apresentado por Milton Neves.

Troca A Fox e a produtora Casablanca já começaram a gravar a série policial “Na Mira do Crime”, que irá ao ar na Fox e na Record.

Troca 2 O protagonista da série será Rodrigo Veronese, que roubou o lugar de Junno, namorado de Xuxa, cotado para viver o personagem.