Cresce a audiência de filmes na Globo
A exibição de filmes na TV aberta continua sendo um bom negócio, apesar do aumento de canais pagos voltados para essas produções.
Nos últimos anos, a Globo vem investindo em sua grade de longas-metragens, com destaque para os nacionais. E vê resultado na audiência.
De janeiro a maio, no PNT (Painel Nacional de TV) do Ibope, a audiência de todos os espaços de filmes do canal teve um crescimento.
A “Tela Quente”, que vai ao ar às segundas, registrou nesse período média de 21 pontos, 11% a mais que em 2015 (cada ponto equivale a 684,2 mil espectadores). Já a do “Domingo Maior” cresceu 29% (9 pontos), e a da “Temperatura Máxima”, 23% (16 pontos).
Uma das mudanças mais significativas na programação de filmes do canal é o aumento de produções nacionais na grade (algo facilitado também pela Globo Filmes pertencer à mesma empresa). Em 2015, a Globo exibiu 101 longas brasileiros. A TV Brasil, segundo a Ancine, veiculou 120.
“Acabamos com os ‘slots’ [espaços] de filmes nacionais. A gente queria há muito tempo programar esses longas em ‘slots’ de filmes, em que disputam espaço com os estrangeiros”, afirma à coluna Amauri Soares, diretor de programação da Globo.
Segundo Soares, a emissora tem investido não só em blockbusters e longas brasileiros, mas também em produções independentes (30%).
“Os filmes na Globo são um complemento na grade, um bom recurso modular, mas nosso conteúdo estratégico são as produções próprias. Mas eles têm papel importante e temos ótimos resultados. Ainda vale exibir filme. Todos nossos ‘slots’ são líderes de audiência. Hoje ir ao cinema é caro. E Netflix é paga e precisa de banda larga.”
Vou ali Após emendar alguns trabalhos na TV, Cauã Reymond quer ficar um tempo afastado do ar quando minar as gravações da minissérie “Justiça” (Globo). Para se reciclar e descansar a imagem.
Vem aí Aguinaldo Silva pretende escrever um seriado de terror inspirado na vida do escritor João do Rio. E a ideia dele é apresentar a produção para um canal de TV paga.
QG glamouroso A emissora americana NBC alugou alguns salões do Copacabana Palace, no Rio, para receber convidados e promover encontros durante as Olimpíadas. A maior parte dos quartos do hotel está reservada para o canal.