Canais alteraram indicações de quatro atrações em 2015

Por Folha

POR GABRIELA SÁ PESSOA (INTERINA)

A novela “Os Dez Mandamentos” e o “Programa do Gugu” (Record) são dois dos quatro programas de TV aberta que alteraram a classificação indicativa em 2015 a pedido do Ministério da Justiça, segundo a pasta.

No folhetim –que passou de 10 para 12 anos–, cenas como uma em que guardas do faraó jogaram bebês hebreus no rio, de 23 de março, incomodaram os fiscais pela “angústia, banalização da violência e morte intencional, agravado por conteúdo inadequado com criança”.

O “Programa do Gugu” passou de livre para não indicado a menores de 10 anos, assim como a novela “Coração Indomável” (SBT). O reality “The Bachelor ““ Bastidores” (RedeTV!) passou de 10 para 12 anos.

#vaisafadão Geraldo Luís (dir.) veste peruca para receber o forrozeiro Wesley Safadão em seu 'Domingo Show' (Record) do próximo domingo (3)  (Edu Moraes/Divulgação)
#VAISAFADÃO Geraldo Luís (à dir.) veste peruca para receber o forrozeiro Wesley Safadão em seu ‘Domingo Show’ (Record) do próximo domingo (3) (Edu Moraes/Divulgação)

Vale… Cerca de 5.000 obras —entre filmes e programas de TV— foram analisadas pela Justiça em 2015. Cada produtor autoclassifica seus lançamentos. Após a estreia, o órgão avalia se o conteúdo cumpre a recomendação pretendida.

…Este Caso a atração não esteja de acordo, o ministério pede esclarecimentos à emissora —a classificação indicativa está vinculada ao horário em que a exibição de um programa é permitido.

Liberado Outras cinco produções foram questionadas neste ano, mas mantiveram a recomendação inicial: “Melhor pra Você” e “Mariana Godoy Entrevista” (ambas livres, da RedeTV!), além das novelas “Fatmagül” (10 anos, Band), “Babilônia” e “A Regra do Jogo” (12 anos, Globo).

Retrô Em 2014, o Ministério da Justiça pediu esclarecimento às emissoras em 12 produções, e quatro alteraram a faixa etária recomendada. Por exemplo, o “Teste de Fidelidade”, da RedeTV!.

Ô, da poltrona O brasileiro assistiu a mais televisão em 2015, segundo a Kantar Ibope Media. Os televisores do país ficaram ligados, em média, 5 horas, 59 minutos e 45 segundos, um aumento de 9% em relação ao ano passado. Em 2014, foram 5 horas, 45 minutos e 46 segundos.

Cartão de Natal A lista de 27 personalidades a quem o SBT deseja boas-festas em inserções na programação vai da presidente Dilma Rousseff à apresentadora Flor e a diretora Leonor Corrêa, da casa. Os nomes teriam partido do próprio Silvio Santos —a emissora não confirma.

Com açúcar… Também recebem felicitações do “patrão” os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula, o governador Geraldo Alckmin, o deputado Guilherme Mussi, Roberto Carlos e Pelé

…Com afeto Houve espaço para a concorrência: os empresários Marcelo de Carvalho e Amilcare Dallevo, da RedeTV!, além de Edir Macedo, Boni, Datena e Faustão.

 

(Fernanda Simão/Divulgação)
TCHURMINHA Luciana Gimenez recebe Maurício de Sousa em seu “Luciana By Night” (RedeTV!) especial de Ano Novo. O cartunista falará da criação de seus principais personagens, que foram inspirados em seus filhos, e ensinará a apresentadora a desenhar; no ar em 29 de dezembro, às 22h40 (Fernanda Simão/Divulgação)

 

 

>> Com BIANCA SOARES