Diretor Fernando Meirelles passa a ser supervisor artístico na Globo Filmes
Fernando Meirelles é o novo membro do comitê artístico da Globo Filmes, braço cinematográfico do Grupo Globo. Ele se junta a Cacá Diegues, Guel Arraes e José Alvarenga Jr nesse conselho.
O diretor entra na vaga antes ocupada por Daniel Filho, que saiu da TV Globo e da Globo Filmes em janeiro deste ano por divergências em seu contrato.
“Meu primeiro instinto foi agradecer [o convite] e declinar, pois além do meu tempo disponível ser pouco, sempre me vi como um ‘independente de raiz'”, afirmou o cineasta, por e-mail, à Folha. Meirelles diz que o projeto apresentado pelo diretor da Globo Filmes, Edson Pimentel, é “tão consistente” e importante para o cinema brasileiro, que ” não resisti e embarquei. Fora os colegas de ‘banca’, que admiro”.
O cineasta é sócio da O2 Filmes, uma das maiores produtora do país e parceira da Globo em diversas coproduções para a televisão. Ele seguirá normalmente seu trabalho na produtora em São Paulo, já que precisará ir ao Rio apenas uma vez por mês para reuniões na Globo Filmes.
Sua chegada à Globo Filmes faz parte de um projeto de transformação da empresa, dona de algumas das maiores bilheterias do cinema nacional nos últimos anos. Ela continuará fazendo comédias e longas para o grande público, mas pretende também investir em um conteúdo de mais qualidade: filmes de arte, documentários e dramas. “A mudança de rumo em curso é fazer com que a GF [Globo Filmes] vire uma espécie de selo de qualidade”, afirma Meirelles.
A primeira missão de Meirelles na Globo Filmes será acompanhar o longa “Vazante”, de Daniela Thomas. “O filme é produzido pela hiper-independente Sara Silveira, rodado em branco e preto com nenhum ator conhecido. É filme de arte puro-sangue”, conta. Depois, o diretor supervisionará “Vale Tudo”, de Afonso Poyart. “Estou animado.”
Neste ano, Meirelles dirigiu _e a O2 produziu_ dois trabalhos para a Globo: a minissérie “Felizes para Sempre?” e a série “Os Experientes” (nesta última, ele dividiu a direção com o filho, Quico Meirelles).