Globo perde 20% de ibope na faixa de novela bíblica

Por Folha

VITOR MORENO (interino)

Maior acerto da teledramaturgia da Record nos últimos anos, a novela bíblica “Os Dez Mandamentos”, de Vívian de Oliveira, está se tornando uma pedra no sapato da Globo no horário em que vai ao ar (das 20h30 às 21h30, aproximadamente).

A emissora carioca vem sofrendo para ajustar a novela “Babilônia” ao gosto do público, o que acabou afetando também a audiência do “Jornal Nacional”.

Os dois produtos disputam público diretamente com o folhetim da concorrente, que completou um mês no ar com resultados que surpreenderam até a direção da própria Record.

O aumento de audiência na faixa foi de 83% nas principais regiões metropolitanas do Brasil até o dia 21, enquanto a Globo teve queda de 20% no mesmo horário.

Em São Paulo, a audiência seguiu a mesma tendência. A queda da Globo na faixa da novela foi de 18%, enquanto a Record cresceu 66% com o primeiro mês de exibição da trama sobre o profeta Moisés, que na Bíblia liberta o povo hebreu.

A Record não obtinha resultados tão expressivos com uma novela desde a trilogia “Os Mutantes” (2009), de Tiago Santiago. Nenhum produto da teledramaturgia da emissora termina com média de dois dígitos desde “Vidas em Jogo” (2011).

Mimo Os empregados da Globo receberam nesta semana uma medalha com os dizeres “50 Anos – Eu Participei”. Mas o que fez sucesso mesmo entre quem trabalha na empresa foram os polpudos bônus em vales-compras –alguns de R$ 1.500.

Caixa A MTV ainda não fechou todas as cotas de apoio para o Tomorrowland, que começa em 1º de maio. Por enquanto, Absolut, Close-up, Doritos e Riachuelo toparam patrocinar a transmissão.

Humor Com Roberto Justus e Leão Lobo, o “Tudo pela Audiência” (Multishow) foi a atração mais vista por jovens (18 a 24 anos) com TV paga na segunda (20) e na terça (21).

Passaporte Uma equipe do canal Arte 1 está embarcando para a Itália, onde vai gravar uma edição especial do “Arte 1 Em Movimento”. O programa, que vai ser exibido no dia 24 de maio, será ancorado de diferentes museus italianos.

Passaporte 2 De quebra, o canal vai ter acesso à 56ª Bienal de Veneza antes do público, que só poderá visitar a exposição a partir do dia 9.

Mistura A Fox exibe no próximo dia 4, às 22h, o episódio em que os universos de “Os Simpsons” e “Futurama” se entrelaçam. Antes, o canal fará uma maratona intercalando episódios das duas animações.

com CAMILA ALVARENGA