Globo estreia tecnologia visando Olimpíada do Rio

Por Folha

VITOR MORENO (interino)

Sem muito alarde, a Globo preparou uma novidade tecnológica para lançar no dia de seu aniversário, no próximo domingo (26).

Trata-se de uma nova versão da mesa tática, que a emissora já utiliza nas transmissões de futebol. Só que agora ela também vai servir para outros esportes.

O primeiro a contar com o artifício será o vôlei. A emissora estreia o novo recurso na partida entre Rio de Janeiro e Osasco na final da Superliga Feminina, que será exibida dentro do “Esporte Espetacular”.

O comentarista Tande foi treinado para inaugurar a mesa explicando detalhes sobre a formação dos times e suas principais jogadas.

Evolução do “tira-teima”, a mesa tática estreou na programação da Globo na Copa das Confederações, em 2013. Ela foi desenvolvida pelo próprio canal.

As novas mesas táticas fazem parte do projeto da Globo para os Jogos Olímpicos do Rio. Até 2016, a emissora deve estrear recursos semelhantes para esportes como basquete e handebol.

Além disso, também está finalizando uma “piscina tática”, que servirá para esportes aquáticos.

Todas as mesas vão contar com projeções holográficas capazes de repetir os movimentos executados em cada um dos esportes.

POR TRÁS DAS CÂMERAS Enquanto espera para gravar, elenco relaxa já caracterizado nos bastidores de 'Os Dez Mandamentos' (Record) (Foto: Munjir Chatack/Record)
POR TRÁS DAS CÂMERAS Enquanto espera para gravar, elenco relaxa já caracterizado nos bastidores de ‘Os Dez Mandamentos’ (Record) (Foto: Munjir Chatack/Record)

Fofo Para engordar o ator Gillray Coutinho, que viverá o padre Lauro em “Amorteamo”, a equipe de aderecistas da Globo produziu uma roupa de fibra de silicone, material usado para preencher ursos de pelúcia. O artifício torna a movimentação do ator mais natural.

Time Na Band, a próxima temporada de “A Liga” ficou para o segundo semestre. A emissora está tentando fechar com o mesmo time que comandou a última temporada: Cazé, Thaíde, Mariana Weickert e Mel Fronckowiak.

Imersão Maria Eugênia Suconic vai tentar reconciliar uma vendedora de maquiagem com as filhas no segundo ano de “Adotada”, que estreia dia 12 na MTV.

Alta Mesmo com feriado, a Record obteve na terça (21) sua melhor média-dia (das 7h à meia-noite) para um dia de semana desde agosto de 2013. Foram 8,4 pontos contra 15,4 da Globo e 6,3 do SBT.

Alta 2 O resultado foi influenciado pelo “Cidade Alerta”, que deu 12 pontos, seu recorde de audiência na nova fase. Cada ponto equivale a 67 mil lares na Grande SP.

Bola Na Globo, a partida entre Barcelona e PSG marcou 17 pontos, maior média entre os quatro jogos da Liga dos Campeões da Europa exibidos pela emissora.

Humor Rafael Cortez se apresenta no “República do Stand-Up”, do Comedy Central, na quarta (29), às 23h.

com CAMILA ALVARENGA