Emissoras se unem contra antena que só pega Globo

Por Folha

VITOR MORENO (interino)

A guerra entre as emissoras de TV por causa do público da antena parabólica (cerca de 20 milhões de domicílios em todo o país) está longe de acabar.

Desde o ano passado, os ânimos estão exaltados porque um receptor de sinal digital da Century, empresa líder no setor, carrega o sinal da Globo, mas não os das demais redes abertas.

Na segunda-feira (20), Record, SBT e RedeTV!, que já vinham discutindo o tema, bateram o martelo. As três concorrentes vão financiar a fabricação de um novo aparelho que carregue o sinal digital delas. Em princípio, o equipamento não deve ler o sinal da Globo.

O telespectador que faz uso da tecnologia terá que optar pela solução que mais lhe convém. Para ter acesso a todas as emissoras abertas, será preciso comprar dois aparelhos diferentes. Se não, terá de se contentar só com a Globo ou só com as concorrentes.

O problema começou com a mudança da tecnologia analógica para o sinal digital. À diferença do primeiro, o segundo é codificado e precisa de um receptor para ser visto normalmente nos aparelhos de TV.

A Century não foi encontrada para comentar a criação do concorrente. Na época do lançamento do aparelho, ela não se pronunciou.

Galisteu
CASAL Adriane Galisteu e o marido, Alexandre Iódice, comandam o ‘Papo de Cozinha com Dri e Alê’ a partir de 5 de maio no Discovery Home & Health (Foto: Divulgação/Discovery)

Piloto Após mais de 150 dias de viagem, Max Fercondini e Amanda Richter voltaram a frequentar o aeroporto na semana passada. O casal, que viajou em um monomotor pilotado pelo próprio ator, gravou o último episódio da série “Sobre as Asas”, do “Como Será?” (Globo).

Piloto 2 Desta vez, o destino foi a ilha de Alcatrazes (litoral de SP), onde eles acompanharam o trabalho de pesquisadores. O episódio deve ir ao ar no dia 30 de maio.

Colega Ao assistir ao “Calada Noite” (GNT), Marcelo Tas mandou uma mensagem para Sarah Oliveira contando que acorda sempre às 3h da manhã. A apresentadora, que foi assistente dele há 17 anos, desconhecia o fato.

Colega 2 Na mesma hora, Sarah ligou para ele acertando uma participação no programa. Vai ao ar na quarta (22).

Troca Com a saída do Esporte Interativo da grade da Claro HDTV, a operadora anunciou a entrada do ESPN+. Já quem assinava o Esporte Interativo Nordeste terá a cobrança cancelada.

Números A final do quadro “Os Iluminados” deu ao “Domingão do Faustão” (Globo) seu recorde de audiência no ano: 18 pontos. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande SP.

Números 2 Já na RedeTV! quem surpreendeu foi o “Encrenca”. Com 3 pontos, ficou à frente da Band, mesmo durante o confronto com o “Pânico”.