Inspirada na web, Globo estreia jornalístico de 1 min

Por Folha

VITOR MORENO (interino)

Enquanto mudanças encomendadas para o “Jornal Nacional” não saem do papel, a Globo vai implantar uma novidade mais imediata no seu jornalismo.

Já a partir desta segunda-feira (20), a emissora começa a exibir pílulas diárias de informação ao longo de sua programação diária.

Não se trata de um retorno do “Globo Notícia”, no qual apresentadores adiantavam ou repetiam notícias dos telejornais da própria emissora. O programete acabou no ano passado.

Cada boletim vai ter apenas 1 minuto de duração e vai ser ancorado nas notícias que estão no ar naquele momento no portal de notícias do Grupo Globo, o “G1″.

O novo jornalístico, que se chama “G1 em 1 Minuto”, vai ser comandado pelos repórteres Mariana Palma e Cauê Fabiano, oriundos do site, e não terá horário fixo para ir ao ar. Poderá entrar a qualquer momento do dia, de segunda a sexta.

Segundo a assessoria de comunicação da Globo, o objetivo é integrar as duas plataformas (TV e internet), aproveitando o que cada uma tem de melhor, e fazer com que a informação chegue às pessoas independentemente da mídia elas estejam utilizando.

A criação foi da equipe de jornalismo do canal de TV.

Briga boa Até o dia 12, a liderança isolada de audiência da Globo foi ameaçada por mais de 1.000 minutos neste mês. O SBT ficou na primeira posição do ranking do Ibope por 677 minutos. Já a Record ficou no primeiro lugar por 473 minutos.

Locação A próxima novela das 23h da Globo, “Verdades Secretas”, terá cenas gravadas no show “Wayra”, do Fuerza Bruta. O grupo argentino faz temporada em São Paulo até o dia 31 de maio.

Locação 2 Também houve gravações na região da rua Augusta, além de na São Paulo Fashion Week. No elenco da trama de Walcyr Carrasco, estão nomes como Reynaldo Gianecchini, Deborah Secco e Rodrigo Lombardi.

Lente A partir de 3 de maio, às 17h30, o canal Curta! passa a exibir aos domingos uma revista eletrônica semanal sobre cultura. O “Revista Curta!” não terá repórteres. Os próprios entrevistados contarão suas histórias diretamente para a câmera.

Tsunami “O Impossível” (2012) levou o Megapix à liderança da TV paga ao ser exibido no último dia 10, na estreia do filme em um canal de pacote básico. Foi a segunda melhor audiência do canal neste ano.

Erudito O “Prelúdio”, programa de calouros da música clássica que completa 10 anos na TV Cultura, recebe inscrições de instrumentistas e cantores líricos somente até o dia 2 de maio.

Erramos: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/05/1634238-erramos-outro-canal—inspirada-na-web-tv-globo-estreia-jornalistico-de-1-min.shtml