Crise faz TV engavetar formatos internacionais

Por Folha

Dólar em alta, emissoras cortando despesas e investindo menos em produção. Eis os entraves no negócio das vendedoras internacionais de formatos de televisão, como Fremantle e Endemol, que diminuíram o ritmo em 2015.
No início dos anos 2000, com a chegada de “Big Brother Brasil” , tais formatos eram a grande aposta da TV brasileira. De 2014 para 2015, porém, aumentou muito o número de cancelamentos de projetos nos canais. Novas propostas também estão nas gavetas das emissoras.
Na Fremantle, pelo menos seis formatos foram cancelados neste ano. Entre eles “Meu Marido É o Cara”, do programa de Sabrina Sato (Record). Na berlinda estão novas apostas como “Iluminados” do “Domingão do Faustão” (Globo), que não deve ser renovado.

Já a geladeira da Endemol abriga programas como a nova temporada do “Esse Artista Sou Eu”, do SBT.

“A Fremantle sente uma retração no mercado. Acreditamos não ser o momento para grandes formatos, muito caros. Mas isso pode ser compensado com formatos menores”, diz Daniela Busoli, CEO da Fremantle.

Para Marcello Braga, diretor da Endemol Brasil, o mercado vem mesmo se mostrando mais reticente.

Patrão “Eu não assisto nem o Gugu, nem o Ratinho. Eu gosto de ver Netflix”, disse Silvio Santos em entrevista a Tiago Rocha do “Muito Show”, da Rede TV!. SS estava na porta do cabeleireiro Jassa quando foi abordado pelo programa.

Patrão 2 Na reportagem, que vai ao ar nesta segunda (30), SS ainda brincou que poderia comprar a Globo. “A Globo está em crise? Ah, eu compro. Eu compro a rede Globo, não tem problema. Eu pago para os Marinho. Pago à prestação, mas pago”, disse o dono do SBT.

Maca “Segredos Médicos”, uma produção da Floresta, vai ganhar segunda temporada no Multishow no segundo semestre.

Maca 2 A série, baseada em histórias reais, vai abordar agora somente casos do pronto-socorro dos hospitais, as emergências médicas.

Troca Afastado do programa de Gugu, o diretor Vildomar Batista deve deixar a Record neste ano, quando acaba o seu contrato. Não há novos projetos no canal para ele.

Troca 2 Na Record, o time que cuidará de Gugu é o mesmo que comanda a atração de Geraldo Luiz, do sensacionalista “Domingo Show”.

Alta Para quem achava que o “Notícias da Manhã” iria acabar, eis a resposta do SBT: o noticiário volta a ter nesta segunda (30) uma hora a mais, indo ao ar das 6h à 9h.