Falha na medição do Ibope muda audiência em até 25%

Por Folha

A 15 dias do lançamento de seu concorrente –o instituto alemão GfK–, o Ibope deu um susto em seus clientes. Alegando uma instabilidade nos servidores de processamento de dados, o instituto alterou em até 25% os números prévios de audiência das emissoras abertas na segunda-feira (23) em relação aos números consolidados da mesma data.

Audiência prévia é aquela contabilizada na data da exibição do programa. A consolidada é a divulgada na manhã seguinte, sempre com uma pequena diferença, que pode chegar até 8%, algo entre 1 e 2 pontos.

Com a falha técnica ocorrida na segunda-feira, alguns programas da Globo tiveram diferença de até seis pontos de audiência.
No canal, a novela “Babilônia” passou de 23,3 pontos (prévia) para 28,7 pontos (consolidado). O “Jornal Nacional” pulou de 20,4 pontos para 25,3. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande SP.

Tais prévias seriam os piores índices da história da emissora se não fosse a falha do Ibope. Nas outras emissoras, a diferença entre prévia e consolidado também foi grande.

Procurado, o Ibope confirmou o problema e disse que todas as providências foram tomadas para que a situação fosse normalizada.

BEBÊ No próximo 'Mamãe Gentil', no Esporte Espetacular (Globo), que vai ao ar no domingo (29), Fernanda Gentil entrevistará Fernanda Lima (Foto: Divulgação)
BEBÊ No próximo ‘Mamãe Gentil’, no Esporte Espetacular (Globo), que vai ao ar no domingo (29), Fernanda Gentil entrevistará Fernanda Lima (Foto: Divulgação)

Farpa Azedou de vez a relação dos autores da Globo João Ximenes Braga, de “Babilônia”, e João Emanuel Carneiro, de “Favela Chic”.

Farpa 2 A rixa começou quando João Ximenes resolveu investir no tema favela em “Babilônia”, o mesmo mote da trama de João Emanuel. A confusão continuou com a disputa de elenco, com Adriana Esteves migrando de “Favela Chic” para “Babilônia”, a mando da Globo.

Web “Babilônia” (Globo) obteve na semana de estreia 20 mil menções em redes sociais. A antecessora, “Império”, teve mais de 90 mil postagens em sua semana final. Os dados são da Seekr, empresa que monitora citações de marcas em mídias sociais.

Web 2 A personagem de Glória Pires foi a líder de citações nas redes sociais, segundo a Seekr: mais de 13 mil na primeira semana.

Crise A coluna procurou Rafinha Bastos para falar sobre o término de seu programa na Band, o “Agora É Tarde”. Recebeu de volta o currículo do humorista, pedindo uma oportunidade. Na ficha, Rafinha diz que se considera “sociável, constante e responsável, com disponibilidade para o trabalho (até mesmo o manual)”.

Crise 2 Na Band, produções terão cortes de até 10%. Salários altos também estão na mira. Alguns contratos mais altos, como o do apresentador Luiz Bacci, podem ser rescindidos.