Com queda de ibope, futebol pode perder espaço na Globo

Por Folha

Time que arrebanha a maior audiência no futebol exibido pela Globo, o Corinthians, perdeu cerca de 26% de ibope nos jogos transmitidos pela emissora nos últimos quatro anos.

O clube, que em 2010 obteve média de 23,8 pontos de audiência em suas partidas, encerrou 2014 com média de 17,5 pontos. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.

Outros times fortes em audiência na TV como São Paulo, Palmeiras e Santos perderam cerca de 20% de sua plateia na Globo no mesmo período. A mesma porcentagem de queda atinge o principal campeonato de futebol do país, o Brasileirão. Em 2010, a competição registrou média de 20,9 pontos de ibope. No ano passado, marcou 16,8 pontos de média.

Nos últimos quatro anos, o Campeonato Paulista perdeu cerca de 23% de sua audiência. Já a Copa do Brasil, caiu 32%.

Com perdas anuais de audiência nos principais torneios da modalidade, a Globo pode diminuir a exibição de jogos de futebol em sua programação até 2017.

Esse é um dos planos em estudo na rede a médio prazo, defendido por diretores que acreditam que o futuro do futebol está na TV por assinatura e nos serviços de pay-per-view.

campanha Glória Maria, Sandra Annenberg e Regina Casé estarão no especial da Globo para o Dia Internacional da Mulher, que irá ao ar nos dias 7 e 8 (Foto: Renato Rocha Miranda/Globo)
CAMPANHA Glória Maria, Sandra Annenberg e Regina Casé estarão no especial da Globo para o Dia Internacional da Mulher, que irá ao ar nos dias 7 e 8 (Foto: Renato Rocha Miranda/Globo)

Aposta A Record já negocia a contratação de um diretor da Globo para assumir a direção do projeto de Xuxa. A emissora também está em conversa com dois consultores internacionais para ajudar na criação da atração, que deverá ser noturna.

Aposta 2 Xuxa assinará o contrato oficialmente com rede nesta quinta-feira (5), em um grande evento em SP, na sede da Record.

Onda O que um título mundial de surfe não faz? Depois de dedicar um bloco inteiro à violência no Rio, o “Jornal Nacional” (Globo) de terça (3) fez uma reportagem falando sobre quais atletas surfam com o pé direito na frente da prancha e quais surfam com o pé esquerdo.

Onda 2 O “JN” explicou que o campeão mundial, o brasileiro Gabriel Medina, surfa com o pé direito na frente, o que o atrapalha em algumas ondas, como as do início do circuito mundial de surfe.

Eleita A atriz Gabriela Moreyra deve ser a protagonista de “A Escrava Mãe”, próxima novela da Record, que terá produção da Casablanca.

Target A nova programação do GNT estreou bem. Na segunda-feira (2), o canal chegou à liderança da TV paga no horário nobre, entre o público feminino adulto, das classes AB. Os destaques foram os programas “Food Truck”, “Cozinha Prática”, de Rita Lobo, e o “Superbonita”, agora comandado por Ivete Sangalo.