Previsão do tempo é nova estrela dos noticiários da TV

Por Folha

Petrolão? Operação Lava Jato? Não. Os grandes alvos dos noticiários estão disputando cada vez mais espaço com a moça do tempo.

De olho na crise hídrica, a espera pela velha e rapidinha informação do “vai chover, ou não” abandonou os 50 segundos finais dos jornalísticos na TV, para se destacar na escalada das principais informações do dia.

No SBT, a previsão do tempo que costumava ter cerca de 1’10 minuto de duração, passou para 1’30. O “Notícias da Manhã”, por exemplo, chega a reservar de 10 a 15 minutos diários para o assunto.

Na RedeTV! foi criado um um novo quadro de previsão do tempo, com apresentação de Luciana Camargo. Além de reportagens diárias, a emissora aumentou o tempo de sobrevoo de seu helicóptero na cidade, para captar imagens climáticas.

As emissoras dizem perceber até um pequeno aumento de audiência no momento da previsão do tempo.

Em Record, Band e Globo, não é diferente. Os noticiários matinais abrem o dia com a futurologia meteorológica entre os seus destaques. A dúvida do “vai chover ou não” se arrasta pelos jornalísticos da hora do almoço e encerram a noite nos principais noticiários da TV, já de olho na chuva do dia seguinte.

Poltrona O Megapix encerrou janeiro como o terceiro canal pago mais visto na TV por assinatura, das 7h à meia-noite. O campeão de audiência foi o Discovery Kids, seguido pelo Cartoon Network.

Poltrona 2 Fox, SporTV, TNT, Disney Channel, Nickelodeon, Viva, Space, Fx, Universal, AXN, Multishow e GloboNews completam a lista dos canais por assinatura mais assistidos no mês anterior, na média diária.

Bolo A Globo já iniciou os preparativos de sua festança de 50 anos, que serão comemorados em abril. Além do elenco em peso, a emissora espera contar com uma grande atração musical, provavelmente, internacional.

Tour Nesta semana, a Record ficará sem três de seus principais apresentadores: Sabrina Sato, Rodrigo Faro e Marcos Mion.

Tour 2 Sabrina viaja para Tóquio (Japão) para participar de um programa local e gravar reportagens, Faro irá gravar em Portugal, inclusive com brasileiros que moram por lá, como a cantora Gretchen.

Tour 3 E Marcos Mion embarca para a Angola. Lá, participará de um jantar de lançamento da programação da Record Internacional e gravará matérias para o “Legendários”.

Âncora Rodolpho Gamberini estreia no dia 2 de março no comando do “Jornal da Gazeta”, às 19h.