Desfiles perdem espaço, TV prefere folia em Salvador

Por Folha

Os desfiles das escolas de samba perderam espaço na TV este ano. Nem Globo nem as demais emissoras se interessaram em exibir o desfiles do Grupo de Acesso de São Paulo. Também não há interessados na transmissão dos desfile das campeãs do Carnaval paulista e carioca.

Em anos anteriores, essas transmissões foram revendidas pela Globo para emissoras como Band, SBT e o canal pago Viva. Tais desfiles fazem parte do pacote de transmissão que a Globo compra da Ligas das Escolas de Samba do Rio e de SP.

Acostumada a exibir somente os desfiles dos Grupo Especial, onde estão as principais escolas, a Globo sempre encontrava canais interessados no restante do bolo.

Neste ano, com orçamentos mais apertados, as redes não quiseram investir nessa cobertura. SBT e Band optaram apenas pela transmissão da folia em Salvador (BA), onde há bons patrocinadores. O Viva, que exibiu alguns desfiles em 2014, ficou de fora neste ano.

Procurada, a Globo diz que não têm obrigações contratuais de exibir o grupo de acesso. A emissora diz que os direitos dos desfiles das campeãs foram disponibilizados para negociação.

Comércio O canal de vendas Shoptime renovou contrato com Net e Sky garantiu sua permanência na TV paga.

Comércio 2 Criado pela Globo em 1995, o Shoptime foi vendido ao grupo B2W. Na negociação, ficou acertado que o contrato do canal de televendas com as operadoras de TV paga Net e Sky seria mantido até 2014, sem alteração.

Comércio 3 Pelo acordo antigo, o Shoptime entrava de graça nessas operadoras. Na renovação,o canal passou a pagar pelo espaço.

Exterior A série “Brazil CookBook”, da Medialand, será exibida na África nos países de língua portuguesa, como Angola e Moçambique.

Telona O Paramount Channel transmitirá no dia 22, às 18h, direto de Los Angeles, o Film Independent Spirit Awards, uma espécie de Oscar do cinema independente.

Telona 2 A premiação tem dois brasileiros entre os indicados: Mauricio Zacharias, pelo roteiro de “O Amor é Estranho” e “O Sal da Terra”, na categoria melhor documentário.

Aula Depois das autoras Gloria Perez e Thelma Guedes, o ator Tony Ramos é o próximo entrevistado de Bianca Ramoneda no “Ofício em Cena”, da GloboNews. Com previsão de estreia para abril, a série traz profissionais de TV compartilhando seus processos criativos.