SP terá ‘apagão’ na TV em ano de eleições e Olimpíada

Por Folha

Com data para começar, abril de 2016, o desligamento do sinal analógico de TV no Brasil, o famoso “apagão analógico” vai esbarrar em prazos apertados e em dois eventos importantes: eleições e Olimpíada.

Segundo o cronograma do Ministério das Comunicações, o “switch off” , desligamento do sistema analógico, migrando para o sinal digital de TV, deve começar no próximo ano, e se estender até 2018.

O desligamento terá início em Brasília. O “apagão” em São Paulo está marcado para maio, um pouco antes da Olimpíada do Rio, e das eleições municipais.

A transição depende da venda de televisores com receptores de sinal digital ou da instalação de conversores nas residências. Imagine boa parte dos paulistanos perderem o sinal de TV justamente nessa época?

Pela regulamentação, os telespectadores devem ser avisados do desligamento do sinal um ano antes.

O problema é que ainda não foi criada a Entidade Administradora da Digitalização (EAD), responsável pelo processo de migração do sinal e de informação da população. Está prevista também a criação de um call center e de um site explicativo. Procurado, o Ministério das Comunicações não comentou o assunto.

Memória A Globo dará continuidade ao projeto “Luz, Câmera 50 anos”, exibido em janeiro, editando em formato de longas-metragens sucessos de sua dramaturgia. As próximas obras a virarem telefilmes são: “O Caçador”, “Mulher Invisível” e “O Divã”.

Memória 2 Com bons resultados em audiência, o “Luz, Câmera 50 anos”, que marca as comemorações neste ano do cinquentenário do canal, originará DVDs. Os telefilmes de maior ibope até agora foram: “O Canto da Sereia” e “Presença de Anita”.

Web A Vivo TV Fibra está lançando o Vivo Play, aplicativo que disponibiliza 11 canais pagos de TV ao vivo, via celular ou computador.

Aposta Segundo fontes do mercado de TV paga, a Turner pretende lançar no Brasil, neste ano, um novo canal: o TNT Séries.

Aposta 2 A novidade deve reunir Under the Dome”, “The Last Ship”, “Justified”, que são exibidas atualmente no TNT e Space. A Turner não comenta o assunto.

Adeus O humorista Felipe Xavier está deixando a “TV Gazeta”. O seu “Chuchu Beleza”, fruto de um programa de humor que faz sucesso no rádio, será reprisado até o final de fevereiro no canal.

Adeus 2 Xavier já negocia com outras emissoras, onde pretende estrear a versão televisiva do personagem Doutor Pimpolho.