Ancine quer cotas nacionais em serviços ‘on demand’

Por Folha

Depois das operadoras e programadoras de TV paga, a metralhadora da Agência Nacional do Cinema (Ancine) terá na mira neste ano os serviços de vídeo “on demand” (sob demanda).

Segundo fontes da agência, os serviços de VOD, como Netflix, HBO Go, Fox Play, terão em breve que respeitar regras similares às da TV por assinatura no que se refere a cotas de conteúdo nacional.

A Ancine já estuda estabelecer um ambiente regulatório no setor neste ano, fixando cotas de produção independente nacional para esses serviços.

Um dos estudos propõe que 30% do conteúdo de serviços de vídeos sob demanda seja destinado à produção independente e nacional. A legislação do setor deve passar por um rearranjo para acomodar a nova regulação dos “on demand”.

Os novos gladiadores da vez prometem ser os gigantes do VOD, como Netflix, que o mercado estima ter cerca de 2 milhões de assinantes no Brasil (a empresa não revela o seu número de assinantes por país).

Com milhares de títulos, essas empresas seriam obrigadas a abrir muito espaço para a produção nacional para atender às cotas.

Procurada, a Ancine não comentou o assunto.

Chay Suede.jpg
PARAÍSO O ator, cantor e galã de plantão Chay Suede é o convidado de Angélica no ‘Estrelas’ de sábado (31), direto da praia do Sancho, em Fernando de Noronha (Foto: Deborah Montenegro/Globo)

 

Pressa A Record resolveu antecipar para março as gravações de sua próxima novela, “Escrava Mãe”, de Gustavo Reiz.

Pressa 2 O folhetim, que conta a história da mãe da escrava Isaura, terá sua produção terceirizada e ficará a cargo da Casablanca, em São Paulo, que já iniciou os trabalhos.

Pressa 3 A ideia da Record é que cerca de 50% dos capítulos já estejam gravados quando a novela estrear, em novembro.

Reforço O humorista Patrick Maia, que passou a integrar a equipe “Pânico” neste ano , na Rádio Jovem Pan, também pode fazer parte do elenco do programa na Band.

Passado Quem aguarda a volta de uma premiação na MTV Brasil, ao estilo do saudoso “VMB”, pode sentar.

Passado 2 A emissora até pretende criar um novo evento do gênero no canal musical, mas só para 2016.

Drama “Felizes para Sempre?”, nova minissérie da Globo, registrou em seu segundo dia no ar, 27, média de 16,4 pontos, três pontos a mais que o horário na terça anterior, dia 20. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande SP.

Drama 2 O curioso é que nem nas chamadas, nem no anúncio dos patrocinadores da trama a narração da Globo respeita o ponto de interrogação no título da minissérie.