Núcleo da GloboNews caça tendências nas periferias

Por Folha

VITOR MORENO (interino)

A paixão de um grupo de jovens pernambucanos pela swingueira (ritmo que mistura axé com dança de salão, hip-hop, funk, frevo e maracatu) virou documentário na GloboNews.

O tema, que a princípio parece inusitado para o canal de notícias, mais conhecido pela cobertura dos assuntos do dia e por programas sobre economia e literatura, combina com o investimento que vem sendo feito pela emissora para conhecer os movimentos culturais das periferias brasileiras.

No ano passado, criou-se o projeto “Rolezão GloboNews”, que tem como objetivo entender o que está ocorrendo nas regiões carentes das grandes cidades e ampliar as sugestões de pauta.

Integram o núcleo o mediador de conflitos Raull Santiago, morador do Complexo do Alemão, no Rio, além do videomaker Sandiego Fernandes e da estudante de jornalismo Nathalia Rodrigues, que é cega.

O trio produz material para os programas do canal e trabalhos mais aprofundados, que acabam funcionando como especiais.

Em outubro, eles já haviam lançado o documentário “Solta o Ponto”, sobre uma dança surgida no Jardim Romano (zona leste de SP). O novo trabalho, que se chama “Muvucão”, vai ao ar no próximo dia 31, às 21h05.

AFIADA Firme e forte no GNT, Marília Gabriela aparecerá como uma esgrimista na vinheta do canal pago que começa a ser exibida na segunda-feira (26) (Foto:  Juliana Coutinho/GNT)
AFIADA Firme e forte no GNT, Marília Gabriela aparecerá como uma esgrimista na vinheta do canal pago que começa a ser exibida na segunda-feira, 26 (Foto: Juliana Coutinho/GNT)

Catálogo O café da manhã que a Globo promoveu na feira internacional Natpe, em Miami, reuniu 180 pessoas, entre programadores e jornalistas. Além das novelas e séries, a emissora apresentou os telefilmes do festival “Luz, Câmera, 50 Anos”.

Catálogo 2 O canal também negociou serviços de infraestrutura técnica e transmissão de imagens para o Carnaval 2015 e a Olimpíada do Rio. Segundo o material promocional, “ninguém cobre o Brasil como a Globo”.

Porrada Ainda na Natpe, o ex-pugilista Oscar de la Hoya lançou o próprio canal sobre boxe e MMA, o Hoya TV. O canal vai estrear em sistema de vídeo sob demanda até atrair o interesse de operadoras.

Bancada O “Jornal da Record” fechou o ano passado com 7,6 pontos de média, um crescimento de 12% em relação a 2013. Cada ponto representa 67 mil domicílios na Grande São Paulo.

Sensível Palmirinha se emocionou durante a gravação de seu programa no Fox Life. O convidado dela, Supla, cantou uma música em homenagem à mãe, Marta Suplicy, e arrancou lágrimas da cozinheira. A cena vai ao ar na quarta (28), às 18h.

Pioneiro O filme “Surfar É Coisa de Rico”, sobre a vida do surfista carioca Rico de Souza, terá pré-estreia na segunda-feira (26) no Rio. Depois de passar pelos cinemas, ele já está garantido na grade do canal pago Off.

Com CAMILA ALVARENGA