Calor deve fazer Globo ter o pior janeiro da história

Por Folha

VITOR MORENO (interino)

Não é só quem não tem ar-condicionado que está sofrendo com as altas temperaturas do verão brasileiro.

As emissoras de televisão também estão tendo dificuldades para fazer com que o público permaneça em casa, em vez de sair para bares, parques, shoppings e escapar do calor.

A Globo, que chega aos 50 anos em 2015, teve pouco o que comemorar até agora. Se tudo continuar como está, a emissora terá o pior índice de share (participação no número de TVs ligadas) para o mês de janeiro de sua história.

Até segunda (19), na média diária (das 7h à meia-noite), a marca estava em 32,6%. Ou seja, de cada 100 televisões ligadas, entre 32 e 33 estavam na Globo.

Em janeiro de 2004, o share era de 51,2% no mesmo período, o que equivale a dizer que mais da metade do público estava sintonizado na emissora.

Até agora, o recorde negativo era de 2013, quando o canal fechou o mês com 35,1%. Em 2014, foram 36,7%.

Vale dizer que as demais emissoras tiveram variação menor. Record e SBT chegaram a crescer, bem como os canais pagos e UHF.

Além disso, o número de TVs ligadas aumentou. A média neste ano foi de 40 pontos (cada ponto equivale a 67 domicílios na Grande SP) contra 39 de 2014 (quando um ponto representava 65 mil lares).

DezMandamentosOutroCanal.jpg
BÍBLICO Kiko Pissolato (à esq.) é dirigido por Alexandre Avancini no deserto do Atacama, durante as gravações de ‘Os Dez Mandamentos’, da Record (Foto: Munir Chatack/Record)

Dose Dupla A Globo vai manter a participação de Dan Stulbach na série “Os Experientes”, gravada em 2013 e programada para abril. O ator, que assinou com a Band, começa no “CQC” em março. Com isso, vai aparecer nas duas emissoras em dias diferentes da semana.

Lente Ainda na Globo, o último episódio do programa musical “Sai do Chão” desta temporada usará uma câmera especial que capta imagens em 360º, o que permite que o telespectador tenha visão panorâmica do público e do palco.

Lente 2 O programa será apresentado por Márcio Victor, vocalista do Psirico, e terá entre os convidados Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Anitta e Valesca Popozuda.

Diversidade Cazé Pecini, que fez sucesso ao se travestir em “A Liga” (Band), será homenageado no concurso Rainha Cross, que ocorre no dia 31. O episódio em que o apresentador se veste de mulher, aliás, será reprisado nesta quarta-feira (21).

Bate-bola O ESPN Brasil foi o canal esportivo que teve maior crescimento de audiência em 2014 entre homens com mais de 18 anos. O aumento foi de 78%. Em dezembro, o canal foi o décimo mais visto da TV paga, subindo 11 posições no ranking.

Malas prontas O canal de viagens Go Channel é mais um credenciado pela Ancine (Agência Nacional do Cinema). A partir de agora, poderá entrar nos pacotes das operadoras de TV paga.