Terceira idade terá viés positivo em série da Globo

Por Folha

VITOR MORENO (interino)

A Globo pretende fugir do estereótipo do velhinho indefeso na série “Os Experientes”, que estreia no dia 10 de abril. Os quatro episódios mostram histórias sobre a terceira idade nas quais essa fase da vida é retratada de forma positiva.

A média de idade dos protagonistas é superior a 79 anos. Estão no elenco nomes como Juca de Oliveira, Lima Duarte, Othon Bastos, Selma Egrei e Joana Fomm.

“Normalmente, as pessoas acham que, quando se chega numa certa idade, o mais importante da vida já aconteceu”, diz o narrador, para depois mostrar que não é assim que funciona.

Um exemplo é o episódio centrado em Yolanda, vivida por Beatriz Segall. Ela acaba se tornando refém de um assalto a banco comandando por Kléber (João Côrtes).

Na trama, ela vai usar de sua experiência para ajudar a polícia e, ao mesmo tempo, evitar uma tragédia ao perceber que o assaltante não é tão malvado assim.

Apesar de serem independentes, os episódios sempre se ligam por meio de um dos personagens, que faz uma “visita” à outra história.

Concebida em 2012 por Quico Meirelles, a série foi apresentada à Globo pelo pai dele, Fernando Meirelles, em 2013 e gravada no mesmo ano. Em princípio, iria ao ar em 2014, mas a emissora decidiu guardá-la para este ano.

TRANÇA: Eis o visual de Camila Pitanga na estreia de 'Babilônia' (Globo), antes de sua personagem, Regina, montar negócio próprio numa praia do Rio (Foto: Estevam Avellar/TV Globo)
TRANÇA: Eis o visual de Camila Pitanga na estreia de ‘Babilônia’ (Globo), antes de sua personagem, Regina, montar negócio próprio numa praia do Rio (Foto: Estevam Avellar/TV Globo)

Lupa No site do “BBB15″, que estreia nesta terça (20) na Globo, haverá uma área dedicada ao monitoramento dos participantes, na qual será possível saber quem fica mais próximo de quem e se haverá mudança de comportamento nos períodos de liderança e de paredão.

Lupa 2 Também será possível conferir os lugares da casa e os aparelhos da academia que cada participante usa mais, além do peso, das calorias gastas e da quantidade de passos que cada um dá.

Interação Um dos quadros que Gugu prepara para seu novo programa na Record é um jogo de perguntas e repostas com famosos. Os acertos somarão pontos para equipes de anônimos que disputam o prêmio.

Confronto Pela segunda semana consecutiva, o SBT não foi bem na disputa pela vice-liderança aos domingos. Vários programas, incluindo o de Silvio Santos, terminaram em terceiro lugar.

Economia O “Conta Corrente”, da GloboNews, contará com a ajuda do telespectador no quadro “Que Preço É Esse?”. Quem flagrar produtos com preço acima da média poderá tirar uma foto e compartilhar em redes sociais com a hashtag do programa. Os mais interessantes serão mostrados no ar.

Fome O Food Network estreia nova temporada do “Chef Wanted”, comandado por Anne Burrell, no dia 27. O programa mostra a americana escolhendo novos chefs para restaurantes conceituados.