Por público, Globo diminui intervalos em suas atrações

Por Folha

VITOR MORENO (INTERINO)

A Globo vem usando uma tática conhecida das concorrentes para segurar o público na frente da TV: cortar os intervalos comerciais de seus programas.

Um exemplo foi a primeira semana do “Luz, Câmera, 50 anos”. Com durações que chegaram a 2h23, caso de “O Canto da Sereia”, os telefilmes foram exibidos com apenas um break. Filmes do “Tela Quente”, que não costumam passar de duas horas, tinham de dois a três intervalos antes da política de contenção.

A estratégia tem funcionado e, mesmo com atrações que já haviam sido exibidas em outros formatos, a audiência cresceu 5% na faixa em que o festival foi exibido com relação à média das quatro semanas anteriores. O festival fechou a primeira semana com 21 pontos (cada ponto representa 67 mil domicílios na Grande SP).

O artifício também tem sido usado em outras faixas, como a matutina. Na segunda (12), entre o “Bom Dia SP” e o “Bom Dia Brasil”, exibidos em sequência, o espectador ficou 1h15 minutos sem tempo de preparar o café.

Procurada, a Globo diz que é conhecida pelo “rigor com seus compromissos comerciais” e que o “Luz, Câmera, 50 Anos” tem “exibição diferenciada” por ser um projeto especial. Quanto aos telejornais, o canal diz que há mais flexibilidade de acordo com o interesse público.

PEIXINHO: Jayme Matarazzo recebe instruções do pai, Jayme Monjardim, durante gravações da novela "Sete Vidas", da Globo (crédito: João Miguel Júnior/TV Globo)
PEIXINHO: Jayme Matarazzo recebe instruções do pai, Jayme Monjardim, durante gravações da novela “Sete Vidas”, da Globo (crédito: João Miguel Júnior/TV Globo)

Mar adentro O chef paraense Thiago Castanho ficou cinco horas no mar para pescar o peixe que usou para ensinar uma receita a Angélica no “Estrelas” (Globo).

Mar adentro 2 No próximo sábado (17), a atriz Grazi Massafera aparecerá fazendo um mergulho autônomo no mar de Fernando de Noronha, onde o especial de verão do programa foi gravado. A atriz chegou à marca de 10 metros de profundidade.

Jornada Estreante na função de apresentadora, Renata Alves, do “Hoje em Dia” (Record), não vai deixar de lado sua porção repórter. Ela terá um quadro no novo programa de Gugu Liberato nos moldes da série “Achamos no Brasil”, que ela tinha no “Domingo Espetacular”.

Foi bem Por falar em “Hoje em Dia”, a estreia dos novos apresentadores marcou 5,8 pontos na prévia do Ibope. O número é 60% superior à média das quatro últimas segundas e 35% maior que o do último programa ao vivo com o antigo trio.

Foi mal Já no SBT, depois de muito tempo disputando o primeiro lugar com a Globo, o programa de Silvio Santos deixou o SBT em terceiro lugar no último domingo (11). Foram 8,6 pontos de média das 19h56 às 23h50.

Tamanho O FoxPlay chega a partir do dia 19 aos assinantes da Sky. Com isso, vai dobrar o número de pessoas atendidas. Antes, o serviço de vídeos sob demanda da Fox só estava disponível para quem tinha Claro, GVT e Vivo.