‘Jornal Nacional’ procura renovação com vídeos caseiros e redes sociais
Mais de 500 mil pessoas acessaram no Facebook dois vídeos feitos por William Bonner com seu celular, nos quais o âncora falava sobre os destaques do “Jornal Nacional” (Globo) de sábado (20), mostrando um pouco dos bastidores do noticiário e fazendo uma piadinha com um panetone de 20 kg na Redação.
São vídeos de cerca de 50 segundos cada, caseiros, com imagens tremidas e que passam longe do padrão Globo de qualidade.
No entanto, esse parece ser o caminho das mudanças na linguagem do “JN” que Bonner disse estar promovendo no noticiário.
Ao receber o troféu Mário Lago, no “Domingão do Faustão”, no dia 21, Bonner disse estar empenhado na renovação da linguagem do “Jornal Nacional”, do qual também é editor-chefe.
Segundo fontes do jornalismo da Globo, além dessa busca por alcançar a audiência em redes sociais, com vídeos descontraídos, selfies e via “segunda tela” (tablets, celulares), o “JN” e outros noticiários da rede devem mostrar mais os bastidores da notícia e tentar aproximar a plateia de âncoras e repórteres.
A linguagem dos jornalistas deve ficar mais leve, e eles serão mostrados como pessoas reais, e não como seres inalcançáveis, protegidos por bancadas e teleprompters.
Retorno Tom Cavalcante começa a gravar em janeiro seu novo programa no Multishow, “Shopping Brasil”.
Retorno 2 O humorístico trará Tom como um dos seguranças de um shopping, administrado pela maluca família Queiroz, proprietária do local. A primeira temporada da atração terá 30 episódios.
Troca A próxima edição de “A Fazenda” (Record) deve promover uma renovação geral nos funcionários temporários contratados a cada nova temporada do programa.
Troca 2 A atração terá custos reduzidos, passará a ser terceirizada, podendo ser produzida pela GGP, produtora de Gugu Liberato. Sendo assim, tudo pode mudar.
Sequência Mesmo com audiência em alta, a terceira temporada de “The Voice Brasil” (Globo) alcançou menos público que a segunda edição do programa.
Sequência 2 A média geral do reality ficou na casa dos 22 pontos, ante 26 pontos da edição anterior da atração. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.
Memória Estreia no dia 6, na Globo, “Luz, Câmera 50 anos”: 12 longas-metragens extraídos de séries e minisséries que marcaram época na emissora, como “Anos Dourados” (1986) e “As Noivas de Copacabana” (1992).
Memória 2 O programa faz parte das comemorações, em 2015, dos 50 anos da TV Globo.