Institutos medirão ibope de conteúdo sob demanda

Por Folha

A medição de audiência de conteúdo “on demand” (sob demanda) promete movimentar o mercado audiovisual em 2015.

No Brasil, o Ibope Media afirma que vai iniciar no próximo ano a medição da audiência de conteúdo televisivo previamente monitorado pelo instituto e assistido sob demanda pelo telespectador nos dias seguintes à exibição no horário original.

A medição se baseia na tecnologia batizada como “fingerprint”, que identifica os conteúdos televisivos por meio de seu áudio.

BOLINHA: Dan Stulbach, Du Moscovis, Xico Sá e Leo Jaime voltam a ocupar o sofá do “Saia Justa” no dia 7, na temporada de verão da atração do GNT (crédito: Divulgação)
BOLINHA: Dan Stulbach, Du Moscovis, Xico Sá e Leo Jaime voltam a ocupar o sofá do “Saia Justa” no dia 7, na temporada de verão da atração do GNT (crédito: Divulgação)

O Ibope deve oferecer dois tipos de pesquisa de atrações consumidas sob demanda: uma que soma a audiência do conteúdo até três dias após a sua transmissão original e outra que capta a audiência até sete dias após a exibição original.

Nos Estados Unidos, a empresa Nielsen promete começar a aferir a audiência de serviços de vídeos sob demanda, como a Netflix.

A audiência de programas desses serviços será aferida também por meio de reconhecimento de áudio, e, a princípio, apenas as empresas pesquisadas terão informações sobre a audiência de seus conteúdos.

Procurada, a Netflix diz que não revela o número de assinantes do serviço por país nem pretende divulgar suas audiências, pois não possui anunciantes ou pesquisas de medição.

Humor A turma do “Hermes e Renato” pretende concluir nos próximos dias as gravações da primeira temporada de seu novo programa, que estreia no canal Fx ainda no primeiro trimestre.

Emenda Deborah Secco gravará suas últimas cenas em “Boogie Oogie” (Globo) no final de janeiro. Depois disso, a atriz estará liberada para se dedicar à novela “Verdades Secretas”, escrita por Walcyr Carrasco.

Emenda 2 Na trama, que irá ao ar na faixa das 23h, Deborah viverá uma empresária de sucesso que se apaixona por um playboy interpretado por Rodrigo Lombardi. Mas a vida dela desmorona quando descobre que a filha adolescente está tendo um caso com o seu novo amor.

Grade A Mix TV conseguiu uma vaga na Net em São Paulo e no Distrito Federal. O canal estreia na operadora no dia 15.

Social A ESPN Brasil transmite no dia 27, às 17h, o Lance de Craque, partida beneficente de futebol organizada pelo jogador D’Alessandro, com a presença de craques brasileiros e internacionais. O jogo será exibido para mais de 35 países em toda a América Latina e Oceania.

Nacional A série sobre prostituição de luxo “O Negócio” vai ganhar terceira temporada na HBO em 2015.

Nacional 2 O canal também terá uma nova série sobre um cara que procura mulheres em agências de encontro: “O Homem da Sua Vida”.