Canais dublados vencem queda de braço na TV paga

Por Folha

E lá se vai um dos poucos moicanos resistentes à dublagem de programas na TV paga. O canal Warner pretende ter toda a sua programação dublada em português a partir de abril de 2015.

Mas calma. O canal promete fazer um agrado para os amantes mais puristas de séries e filmes: haverá ainda opção de áudio original, em inglês, com legendas –serviço pouco frequente por trazer custos extras ao canal.

A Warner segue uma tendência iniciada em 2007 pela Fox, que inaugurou a dublagem sem opção de áudio original nos canais de séries, com as temporadas em curso, sem aviso prévio.

 

EM FAMÍLIA: Regina Casé celebra o Natal do "Esquenta" (Globo) ao lado de Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz, em especial que vai ao ar no domingo (21)
EM FAMÍLIA: Regina Casé celebra o Natal do “Esquenta” (Globo) ao lado de Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz, em especial que vai ao ar no domingo (21)

Apesar da chuva de reclamações, a audiência da Fox praticamente triplicou. Pesquisas do mercado de TV assinatura mostram que cerca de 76% dos consumidores da classe C preferem programação dublada, público que cresce exponencialmente na base de assinantes –hoje são 19,6 milhões no total.

Canais dublados, ou com áudio original em português, estão entre as maiores audiências da TV paga.

Entre eles estão TNT, Megapix e Space (inclusive os HD). Logo na sequência, Telecine e HBO também apostaram mais na dublagem, investindo em canais como o Pipoca e o Max HD.

Os canais do grupo Sony, como AXN e Sony, também adotaram a opção de dublagem em português.

Elenco Renato Aragão acaba de renovar contrato com a Globo. Ele participará em 2015 da programação de 50 anos do canal. O novo vínculo do humorista com a emissora é de um ano.

Elenco 2 Está marcado para essa sexta (19) o café da manhã de confraternização dos artistas da Globo com a direção da emissora, no Rio.

Elenco 3 Na mesma data, os artistas vão ganhar um vale-compra de supermercado e uma cesta com peru, panetone, picanha suína, entre outras guloseimas. Boa parte dos funcionários da rede já retirou seu kit de Natal.

Reajuste Além da Record, a Band também deve passar em breve por um corte no quadro de funcionários.

Reforma Estreia em abril, no GNT, o reality de decoração “Olho Mágico”. A atração trará cinco arquitetos transformando dois ambientes iguais, de dois apartamentos vizinhos, com estilos bem diferentes.

Reforma 2 As mudanças acontecem em paralelo e os vizinhos poderão opinar sobre a obra na casa do outro.

Curva O “Profissão Repórter”, que deve ganhar nova temporada em 2015, encerrou sua jornada neste ano com a pior audiência de todas as edições: 10,6 pontos. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.

Curva 2 Em 2013, o programa de Caco Barcellos marcou 11,5 pontos; em 2011, atingiu 15,4 pontos de ibope.