Canais temem prejuízo sem comercial de cerveja

Folha

A recente restrição à publicidade de cerveja aprovada pela Justiça deve mexer no caixa das emissoras.

Na semana passada, a Quarta Turma do Tribunal Regional Federal, com base em uma ação do Ministério Público Federal, determinou que publicidade de bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 graus Gay Lussac, como cerveja e vinho, só devem ir ao ar na TV e no rádio entre 21h e 6h. Esses comerciais também não poderão ter imagens associadas a esporte, direção de veículos ou desempenho sexual.

O problema é que a industria cervejeira é uma das maiores anunciantes da TV e patrocinadora de eventos esportivos, como o futebol.

Segundo levantamento da Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais para o mercado, entre junho e julho, período de Copa do Mundo, Globo, Band, SBT, Record e RedeTV! exibiram 3.675 inserções comerciais de cerveja só em São Paulo.

Somado, o valor bruto (sem descontos) dessas ações chegam a R$ 82 milhões. Nos pós-Copa, em agosto e em setembro, o estudo contabilizou cerca de 2.100 inserções publicitárias de cerveja na televisão em SP, somando investimento bruto de R$ 48 milhões.

A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) vai recorrer da decisão na Justiça.

Craque Tino Marcos entrevista Neymar para o "Esporte Espetacular" no centro de treinamento do Barcelona; a entrevista vai ao ar no domingo (21)
Craque Tino Marcos entrevista Neymar para o “Esporte Espetacular” no centro de treinamento do Barcelona; a entrevista vai ao ar no domingo (21)

Poltrona Nem “Transformers” nem “Velozes e Furiosos”. O recorde de audiência do ano da “Tela Quente” em São Paulo, por enquanto, é do sensível “Intocáveis”, exibido pela Globo na noite desta segunda-feira (15).

Poltrona 2 O longa-metragem francês marcou 27 pontos. A média da sessão de filmes fica entre 22 e 25 pontos de ibope.

Leal Estreia em 2015, no Animal Planet, a série nacional “Cães Heróis”, da Mixer.

Leal 2 A produção acompanha a rotina de cães da Polícia Militar e dos Bombeiros de São Paulo, como treinamentos, ações reais e simulações, mostrando o relacionamento entre os treinadores e os animais.

Reality “A Hora do Faro” (Record) pretendia acompanhar de perto o tratamento de Loemy Marques, ex-modelo viciada em crack, capa da revista “Veja São Paulo” em novembro. Mas a ordem agora na atração é esperar.

Reality 2 Loemy, que chegou a aparecer no programa de Faro no último dia 30, foi internada em uma clínica de reabilitação –os custos são pagos pela Record–, mas os médicos ainda não autorizaram gravações com a jovem.

Adeus O clima de despedida que tomou conta do humorístico “CQC” (Band), que terá sua equipe renovada, não tocou a audiência. O programa marcou na segunda (15) apenas 3 pontos. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.