Câmara decide divisão de dinheiro do futebol na TV

Por Folha

Tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados um projeto de lei que revê a distribuição dos recursos repassados ao times de futebol pela transmissão de jogos na televisão.

Pelo projeto de lei do deputado federal Raul Henry (PMDB-PE), 50% da receita serão divididos igualmente entre os times de futebol, 25% serão distribuídos de acordo com a classificação da equipe na última temporada do campeonato em questão e 25% serão repassados proporcionalmente à média do número de jogos transmitidos no ano anterior.

Desde 2012, os contratos entre clubes e emissoras de TV envolvendo transmissão de jogos como os do Campeonato Brasileiro são negociados livremente.

Os repasses da TV para os clubes dependem do desempenho e da fama dos times e do tamanho de suas torcidas, o que reflete em audiência nos jogos. Para o autor do projeto, o modelo atual beneficia times grandes, incentivando um ciclo vicioso.

Clubes como Corinthians, São Paulo, Flamengo e Palmeiras chegaram a ganhar cotas de mais de R$ 70 milhões cada, entre 2012 e 2015, com direitos de transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro.

Times menores, como Goiás, Coritiba, Vitória, e Bahia não bateram a casa dos R$ 35 milhões com direitos de transmissão.

Pique Silvio Santos passou longe do SBT na sexta-feira (12), dia de seu aniversário de 84 anos. Ele gravou seu programa na quinta (11) e resolveu comemorar em casa, tranquilo, com a família.

Pique 2 Artistas e amigos enviaram presentes para a casa de SS. Outros deixaram com a produção do programa dele, no próprio SBT.

Web O portal da RedeTV! ainda não sabe que Franz Vacek assumiu há quatro meses a direção de jornalismo da emissora.

Web 2 O jornalista aparece entre os colunistas do portal sem o novo cargo e descrito como “primeiro correspondente internacional da RedeTV!. Ele mora em Paris desde 2008”.

Queda “Boogie Oogie” (Globo) anda patinando em audiência. A novela marcou 17,4 pontos na quinta (11). Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.

Troféu Domingas Person é a nova voz oficial das premiações internacionais exibidas pelo TNT. Ela será uma espécie de âncora de transmissões como a do Oscar e a do Grammy. Rubens Ewald Filho, João Marcelo Bôscoli e a ex-miss Brasil Natália Guimarães seguem como comentaristas do canal pago.

Festa Comemorando sua 100ª edição no ar, o “Arte 1 Em Movimento”, do canal Arte 1, exibe no domingo (14) cenas de bastidores de entrevistas com nomes como Ney Matogrosso, Sebastião Salgado, Angeli e Marieta Severo.