TV paga encerra 2014 entre líderes de queixas no Procon

Por Folha

Há dois anos, a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) cobrou das operadoras de TV por assinatura melhorias nos serviços prestados, uma vez que as reclamações de clientes do serviço só cresciam.

Batendo a casa dos 19,6 milhões de assinantes no Brasil, as empresas de TV paga terminam o ano entre as líderes de reclamações de consumidores no Procon.

No acumulado do ano, até o dia 8/12, o conglomerado Net/Claro/Embratel surge como vice-líder em reclamações no Procon-SP.

A empresa de telefonia Telefônica lidera o ranking. Já a operadora de TV Paga Sky está em quarto lugar nesta lista. Cobranças indevidas aparecem no topo das queixas.

Em 2012, o Procon registrou 3.191 reclamações deste tipo. Em 2013, foram 3.509 casos. Em 2014, apenas no primeiro semestre, foram 2.195 casos. “A dificuldade para cancelar o serviço também é um problema recorrente”, diz Marta Aur, assessora técnica do Procon.

Procurada, a Sky diz que vem adotando medidas para a redução no número de reclamações e que os resultados aparecerão nos próximos meses. A Net afirma que possui uma equipe dedicada aos casos do Procon e que tem obtido sucesso nos acordos com os clientes.

Itaú/Unibanco e Bradesco estão na terceira e quinta posição, respectivamente.

Adeus, Carminha: Eis Adriana Esteves em Dubai, durante as gravações de 'Babilônia', próxima novela das 21h da Globo, em que ela viverá a megera Inês
Adeus, Carminha: Eis Adriana Esteves em Dubai, durante as gravações de ‘Babilônia’, próxima novela das 21h da Globo, em que ela viverá a megera Inês

Corte A extinção do “Tá na Tela”, de Luiz Bacci, em janeiro, vai sacudir a grade vespertina da Band.

Corte 2 Com a mudança, Datena vai entrar no ar com seu “Brasil Urgente” meia hora mais cedo, às 16h30. O horário também vai ganhar três episódios diários do desenho animado “Os Simpsons”.

Curva O “Fantástico” (Globo) repetiu no domingo (7) o seu recorde de audiência no ano: 24 pontos de média. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.

Moeda Dois fatores atrapalham a vontade da Record de trazer Xuxa para o canal em 2015: o contrato da apresentadora com a Globo, que vai até 2017, e o orçamento mais enxuto da emissora.

Céu O SBT desengavetará em janeiro o reality “Águias da Cidade”, da Mixer, que acompanha a patrulha aérea da Polícia Militar. A primeira temporada entrará no lugar de “Esse Artista Sou Eu”.

Ceú 2 No canal pago Discovery, “Águias da Cidade” já está em sua terceira temporada, que estreia em 2015.

Lar A apresentadora Adriane Galisteu vai mostrar um pouco da rotina de sua família em nova atração no Discovery Home & Health.

Lar 2 No programa, ela aparecerá ao lado do marido, Alexandre Iódice, que vai revelar seus dotes na gastronomia. “O Alê vai cozinhar, enquanto eu e o Vittorio [filho de Adriane] ficamos na cozinha”, conta ela.