TV aberta recupera público em novembro e TV paga cai

Folha

Novembro deixou saudades para alguns canais. A maior parte das emissoras abertas cresceu em audiência no período, atingindo índices recordes e assistindo ao número de espectadores da TV paga cair, o que não acontecia há alguns meses.

Depois de perderem público com o horário eleitoral, em agosto e setembro, Globo, Record e SBT comemoram o aumento de ibope de outubro a novembro.

Na média diária, das 7h à meia-noite, a Globo cresceu cerca de 2%, passando de 13,5 pontos (outubro) para 13,8 pontos em novembro. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios e 193 mil habitantes na Grande SP.

ENTÃO É NATAL: Eis o elenco da Record no especial "Família Record", que terá direito a amigo secreto, musicais e brincadeiras; no ar nos dias 16 e 23 (crédito: Edu Moraes/Record)
ENTÃO É NATAL: Eis o elenco da Record no especial “Família Record”, que terá direito a amigo secreto, musicais e brincadeiras; no ar nos dias 16 e 23 (crédito: Edu Moraes/Record)

No mesmo período, a Record cresceu 10%, indo de 6,3 pontos para 6,9 pontos de média diária. No SBT, o crescimento também impressiona: 8%, com média de 6,7 pontos no mês passado, ante 6,2 pontos de outubro.

Na Globo, o crescimento mais comemorado é o da faixa nobre: 4%, boa parte dele fruto da recuperação de audiência de novelas como “Império” (21h).

Já a TV paga, que engordou sua plateia durante o horário político, vem perdendo audiência desde que as eleições acabaram.

Segundo o Ibope, o segmento OCNs (soma de audiência de canais pagos e UHF) marcaram em outubro 9,5 pontos, ante 9 pontos de novembro –queda de 5%.

Drama Produção de qualidade, a série “Conselho Tutelar” estreou na segunda-feira (1º) na Record com média de 7 pontos de ibope. Ficou em segundo lugar no horário.

Desconto A semana do Black Friday, de 21 a 30 de novembro, rendeu à TV um investimento publicitário bruto (sem descontos) de cerca de R$ 50 milhões entre patrocínios e comerciais. Esses são dados de um balanço da Controle da Concorrência, que monitora inserções publicitárias para o mercado.

Desconto 2 No período, os intervalos comerciais das emissoras abertas somaram mais de 1.100 inserções de anunciantes com o tema Black Friday, sendo 980 vindas de lojas de varejo como Marabraz e Casas Bahia.

Elenco A campanha de final de ano da Globo, que estreou no último final de semana, teve algumas baixas no time de artistas da emissora. Entre as ausências sentidas estão Marcelo Adnet, Ana Maria Braga e Zeca Camargo.

Elenco 2 Segundo a Globo, todos os seus talentos foram convidados a participar da gravação. A rede diz que Ana Maria Braga não foi porque estava de férias, Zeca Camargo estava viajando a trabalho e Marcelo Adnet teve problemas de agenda.

Elenco 3 Outros famosos como Xuxa e Renato Aragão gravaram a mensagem de fim de ano da emissora, mas aparecerão no ar só mais adiante, em um dos cinco filmes que integram a campanha.