Novo instituto medirá audiência do ‘gatonet’

Por Folha

O GfK, instituto alemão que se prepara para medir a audiência da televisão paga e aberta no Brasil, pretende ultrapassar a fronteira dos assinantes legais da TV por assinatura.

A empresa, que pretende fazer frente ao Ibope, promete instalar peoplemeters (aparelhos que aferem audiência) em casas que possuem ligações clandestinas de TV paga, os famosos “gatonet”.

Para dirigentes do instituto, ligações piratas de TV paga são uma realidade no país e não podem ser ignoradas pela pesquisa de audiência.

 

SEM DIETA: Leandro Hassum, que fez cirurgia de estômago, aparece em cenas de comilança total no filme Os Caras de Pau', que estreia em 25/12 (crédito: Davi de Almeida/divulgação)
SEM DIETA: Leandro Hassum, que fez cirurgia de estômago, aparece em cenas de comilança total no filme Os Caras de Pau’, que estreia em 25/12 (crédito: Davi de Almeida/divulgação)

Se no sorteio dos domicílios da amostragem de uma região houver uma casa com ligação clandestina, o GfK diz que não vai retirar a residência da amostra nem denunciar o usuário da ligação.

A audiência será aferida por comparação de áudio. Para o instituto, não interessa qual a via receptora do sinal de TV, enquanto o Ibope não mede audiência nessas casas.

No Brasil, a TV por assinatura é assistida por quase 24 milhões de lares: 19 milhões de domicílios conectados legalmente ao serviço e, segundo a associação do setor, mais de 5 milhões de ligações piratas.

A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) diz que o “gatonet” prejudica o setor, que deixa de gerar empregos e de pagar impostos sobre uma arrecadação legal de quase R$ 5 bilhões por mês.

Volta A gravação de um especial de fim de ano de Serginho Mallandro no SBT pode render mais do que um único programa.

Volta 2 Já tem gente querendo dar uma atração na emissora em 2015 para o humorista.

Rápido A ex-modelo Loemy Marques, viciada em crack, que nesta semana foi capa da “Veja São Paulo”, já está em tratamento contra a dependência química, com tudo pago pela Record.

Rápido 2 Loemy participará do programa “Hora do Faro” de domingo (30) em reportagem gravada. A modelo, que já ganhou da emissora um banho de loja, pode aparecer ao vivo na atração de Rodrigo Faro na Record.

Fumaça Parte da direção da Globo acredita que não existe um interesse real da Record em levar Xuxa. Que tudo não passa de um balão de ensaio da apresentadora para tentar ganhar um programa na rede em 2015.

Fumaça 2 Até segunda ordem, não há novo projeto para Xuxa na programação da Globo no próximo ano.

Reforma O “Vídeo Show”, que voltará para as mãos do diretor Boninho, já começou a ter sua equipe reformulada.

Reforma 2 Alguns profissionais oriundos da MTV que fazem parte do programa não terão seus contratos renovados com a Globo. Novos produtores, diretores e repórteres serão contratados.