Ibope mostra quais atrações são a base das redes abertas

Folha

Os líderes de audiência das emissoras abertas já são notórios. Mas quais os programas que mais contribuem em audiência para média de cada canal?

Para isso existe o índice alpha do Ibope, que é a relação entre o tempo que a emissora gastou exibindo um programa e o que ganhou em audiência com ele.

Trata-se de um índice quase nunca divulgado no mercado, mas é importante, pois mede a contribuição em audiência dos programas para a média geral de cada emissora. Ele mostra os programas que são a “base” de audiência das redes.

Na semana do dia 10 ao dia 16 de novembro, na medição nacional de audiência, a líder da tabela alpha na Globo foi a novela “Império”, seguida pela “Jornal Nacional”, “Tapas & Beijos”, “Alto Astral e “Globo Repórter”.

Na Record, as atrações que mais contribuíram para a média da rede foram: “Domingo Espetacular”, “Cidade Alerta”, “A Fazenda” e “Jornal da Record”.

Na Band, a lista é liderada pelo “Pânico”, seguido por “Top Cine”, “Master Chef”, “Jornal da Band” e “Brasil Urgente”.

“Chiquititas” é o que mais contribui para a média do SBT. Depois aparecem o “Programa Silvio Santos”, a novela “Esmeralda”, a “Tela de Sucessos” e “A Praça É Nossa”.

Dramaturgia É grande a vontade da RedeTV! de produzir uma série nacional em 2015. Vários roteiros estão sendo analisados.

Solo Wellington Muniz, o Ceará, começa a gravar em março a sua série de humor no Multishow.

Tesoura Todos os departamentos da Record terão de enxugar 20% de seu orçamento até o final do ano. A determinação da direção da emissora engloba corte de despesas, de orçamentos de produções e algumas demissões.

Gaveta “A Liga” já tem nova temporada garantida na Band em 2015. Resta saber se a emissora vai utilizar o vasto material gravado em 2014 que não foi aproveitado.

Sofá O Telecine promete exibir em 2015 vários campeões de bilheteria, entre eles: “Transformers: A Era da Extinção”, “Malévola” e “A Culpa É das Estrelas”.

Sofá 2 No pacote de filmes do canal pago para o próximo ano estão também: “Rio 2”, “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido”, “Clube de Compras Dallas”, “As Tartarugas Ninja”, “Vestido para Casar” e “O Candidato Honesto”.

Promessa Ficou para a o segundo semestre de 2015, na Globo, a produção da série “O Vira Lata”, baseada em quadrinhos homônimos.

Promessa 2 A produtora Pródigo e o diretor Luiz Fernando Carvalho estão cuidando do projeto.