TV aberta pode abandonar público infantil em 2015

Por Folha

2015 promete ser o ano do último suspiro da programação infantil na TV aberta. A TV Globo vai abrir mão de seu único programa para crianças, a “TV Globinho”, que já estava relegada aos sábados desde 2012.

Com isso, dizem adeus desenhos do “Sítio do Picapau Amarelo”, entre outros.

Record, Band e RedeTV! há tempos não olham para esse público.

O SBT, que sempre foi muito forte junto à audiência infantil, pode ir pelo mesmo caminho.

A emissora já estuda projetos de matinais que possam substituir o “Bom Dia & Cia”, único programa infantil da rede com desenhos e gincanas. O programa, que registra entre 3 e 4 pontos de audiência, não é muito atrativo comercialmente, uma vez que existem algumas restrições à publicidade infantil na TV. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.

Além da questão comercial, pesa contra os infantis da TV aberta a concorrência dos infantis da TV paga, que só crescem em audiência, e dos serviços on demand.

Para os pequenos que não têm TV por assinatura, restam então no próximo ano as apostas do SBT em dramaturgia infantojuvenil e produções inéditas e esporádicas da TV Cultura, como a ótima “Que Monstro te Mordeu?”, do diretor Cao Hamburger.

Espera A velha e conhecida vontade de José Luiz Datena de apresentar um programa diferente do “Brasil Urgente” na Band está cada vez mais distante.

Espera 2 Não há projetos novos nos planos da direção da emissora para Datena comandar em 2015, fora o policialesco diário.

Espera 3 Em tempo, Datena bateu recorde de audiência na quinta (20), com 6 pontos de seu “Brasil Urgente”.

Altar Nos dias 10 e 11 de dezembro, às 20h, a TV Brasil estreia duas séries que tratam da diversidade religiosa brasileira: “Entre o Céu e a Terra”, da Realejo Filmes, e “Retratos de Fé”, com a Aldeia Produções.

Troca A Record estuda mudar o dia de exibição do “Roberto Justus +” das segundas para os domingos à noite. Quer também promover reforma no “talk show”.

Relógio Titular de um programa sobre gravidez na RedeTV!, o “De Repente Grávida”, Carol Castelo Branco levou um susto no último domingo (16) ao ligar a TV e ver uma outra atração no lugar da sua. Detalhe: coincidentemente o programa estava exibindo um quadro sobre grávidas.

Relógio 2 Procurada, a emissora informa que um problema na transmissão de um evento esportivo causou um atraso geral de 30 minutos na exibição de todos os programas sequenciais no domingo.