TV Cultura atrasa salários de artistas e terceirizados

Por Folha

A TV Cultura está atrasando o pagamento do salário de artistas, trabalhadores terceirizados e prestadores de serviço. A Folha apurou que todos os prestadores de serviço da emissora, os chamados PJs, não receberam o salário que deveria ter sido pago no dia 15 deste mês.

Alguns desses trabalhadores disseram à Folha que a área financeira da emissora os informou que o governo de São Paulo ainda não liberou o recurso para o pagamento e que a TV pagou “férias para muitos funcionários”, esvaziando o caixa.

Segundo fontes ligadas à diretoria da rede pública, a TV Cultura tem cerca de mil funcionários –sendo cerca de 200 os terceirizados, sem carteira assinada.

CORAGEM: Sabrina Sato enfrenta treinamento no Batalhão de Infantaria na Amazônia, com direito a cobras e outros perigos; no ar sábado (22), na Record (crédito: Rede Record)
CORAGEM: Sabrina Sato enfrenta treinamento no Batalhão de Infantaria na Amazônia, com direito a cobras e outros perigos; no ar sábado (22), na Record (crédito: Rede Record)

A emissora confirma o atraso e diz aguardar uma suplementação de verba do governo paulista (valor e data não informados), que financia a TV Cultura.

A rede não comenta o total de funcionários afetados. Procurado, o governo estadual não respondeu aos questionamentos até a conclusão desta edição.

Além disso, a verba da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, cairá cerca de 21% em 2015, em relação a 2014 (de R$ 218 milhões para R$ 173 milhões), segundo previsões do orçamento estadual.

A direção da fundação pretende brigar pela reposição desse orçamento.

Bolo A RedeTV! vai comemorar 15 anos no ar com uma festança em Brasília.

Bolo 2 Será um jantar no dia 25, realizado na casa do presidente da emissora, Amilcare Dallevo, no Distrito Federal. Ele o vice-presidente da rede serão os anfitriões. Entre os convidados estão anunciantes, agências e autoridades. Na ocasião, ocorrerá a gravação do primeiro programa “Amaury Jr.” em Brasília.

Mudança A produção do “Hoje em Dia” (Record) está assustada. Com as recentes trocas de diretores no canal, já há a promessa de que parte da equipe será dispensada.

Retorno Tom Cavalcante começa a gravar em janeiro seu programa no Multishow.

Retorno 2 A sitcom de Tom será ambientada em um shopping e contará com personagens clássicos do humorista e novas criações.

Olímpicos A Globo está engordando o seu cardápio de produtos esportivos para venda internacional.

Olímpicos 2 Além de futebol, a rede está incluindo em seus pacotes a Superliga de vôlei, o campeonato de vôlei de praia e corridas urbanas como a Volta Internacional da Pampulha e a São Silvestre. Todas as transmissões serão em alta definição.

Pique Completando 40 anos de TV, Paula Saldanha está preparando um novo programa para a TV paga, nos moldes do seu premiado “Expedições”.