TV aberta cresce mesmo com horários político e de verão

Folha

Com noticiários fervilhando, eleições e debates políticos, a TV aberta driblou em outubro dois de seus maiores afugentadores de audiência: o horário político e o horário de verão.

Não só o número de televisores ligados no mês aumentou, como a audiência das principais redes cresceu no período. De 1º a 29 de outubro, a Globo cresceu cerca de 10% em ibope, passando de 12,2 pontos (setembro), para 13,4 pontos de média/dia (das 7h à meia-noite). Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

A Record foi de 6 pontos para 6,3 pontos no período. O SBT, que alcançou no mês passado média de 5,5 pontos, registrou 6,2 pontos em outubro. A Band passou de 2,2 para 2,4 pontos, e a Rede TV! manteve média de 0,8 ponto.

BOLEIRO: Com contrato recém-renovado com o SBT, Celso Portiolli entrevista nos EUA Buddy Valastro, o famoso ‘Cake Boss’ da TV paga (crédito: Divulgação)
BOLEIRO: Com contrato recém-renovado com o SBT, Celso Portiolli entrevista nos EUA Buddy Valastro, o famoso ‘Cake Boss’ da TV paga (crédito: Divulgação)

O número de televisores ligados em São Paulo em setembro foi de 41,7%. Em outubro, cresceu para 43,6%, o que é atípico no período, uma vez que o horário de verão afasta a plateia da TV, assim como o horário eleitoral.

Um dos melhores crescimentos na Globo no mês veio na faixa nobre (das 18h à meia-noite), que passou de 19,3 pontos para 21,4 pontos.

Já a média da TV paga caiu de 9,9 pontos (setembro), para 9,5 pontos em outubro.

Jogada Chama a atenção no mercado de TV paga tamanho investimento da Turner na compra dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Europa para exibir os jogos em um canal ainda com pouca penetração na TV por assinatura brasileira: o Esporte Interativo.

Jogada 2 Há quem acredite que, mais adiante, a Turner possa comprar mais ações do canal na TV paga ou tornar-se a única proprietária dele. Atualmente, a empresa americana tem 20% das ações do Esporte Interativo.

Troca Poliana Abritta estreia no domingo (2) no comando do “Fantástico” (Globo), com uma entrevista gravada na Índia com Kailash Satyarthi, ganhador do prêmio Nobel da Paz.

Espera Patrícia Poeta deixa nesta semana o “Jornal Nacional”, mas ainda não há nenhum projeto certo para ela na Globo em 2015.

Adeus Está chegando ao fim o contrato de Rafael Cortez com a Record, sem nenhuma possibilidade de renovação. Ele pode voltar em breve para a Band.

Olá No SBT, a contratação de Fábio Porchat está na fase final, nos últimos detalhes.

Eleita Com programação dedicada à cobertura ao vivo do segundo turno das eleições, a GloboNews atingiu a liderança de audiência na TV por assinatura no último domingo (26), durante todo o dia. Em relação ao domingo anterior (19), o canal cresceu 202% em ibope.