Exibir imagem de câmera de segurança pode virar crime

Folha

Exibir na TV imagens captadas por câmeras de segurança pode virar crime. A Câmara dos Deputados analisa Projeto de Lei 5412/2013, da deputada Rosane Ferreira (PV-PR), que caracteriza como crime uma prática comum em programas como “Cidade Alerta” (Record) e “Brasil Urgente” (Band): a exibição de cenas violentas captadas por câmeras de seguranças e circuitos internos de prédios e empresas.

O objetivo do projeto é garantir que as imagens de violência, exploradas à exaustão por esses noticiários policialescos, só possam ser veiculadas quando houver prévia autorização da Justiça ou dos envolvidos.

A proposta, que aguarda parecer do Relator na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara, visa combater a exposição de vítimas e acusados em reportagens de fins sensacionalistas na televisão.

Para a autora do projeto, “essas cenas são exibidas pelas emissoras, embaladas em um manto de prestação de serviço público, explorando a imagem dos envolvidos atrás apenas de audiência, banalizando o crime.”

Parlamentares contrários ao projeto defendem que a divulgação dessas imagens podem ajudar a elucidar crimes e a prender os responsáveis, e que a proposta não deve proibir definitivamente o recurso usado por noticiários.

Cofre As produtoras independentes temem uma crise no ano que vem e projetam uma queda no orçamento do Fundo Setorial de Audiovisual, administrado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Cofre 2 Isso representaria menos dinheiro para a produção independente no país.

Cofre 3 A Ancine nega a redução. Diz que o FSA terá em 2015 o mesmo orçamento deste ano. Descontados os valores de administração, o fundo promete contar com cerca de R$ 900 milhões para investir em produções.

Mantra Os funcionários da Globo foram surpreendidos nesta semana com um material de comunicação interna batizado de “Essência”.

Mantra 2 O conteúdo, assinado pelo diretor geral Carlos Henrique Schroder, convida os funcionários a refletirem sobre o futuro da empresa e divulga um conjunto de princípios da Globo, entre eles: brasilidade, otimismo, inovação, respeito a diversidade e liderança.

Voto O debate com presidenciáveis no SBT registrou na quinta-feira (16) média de 10 pontos. A Globo marcou 16 e a Record, 8. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.

Corrida A substituição do “Globo Rural” diário por um noticiário matinal na Globo não será tarefa fácil. A equipe estava acostumada a deixar pronto o jornalístico rural um dia antes de ir ao ar. Agora, o ritmo será outro.