Emissoras devem trocar helicópteros por drones

Folha

O comandante Hamilton, famoso pela cobertura do caos na cidade do alto de um helicóptero, vai ganhar forte concorrência. As emissoras estão investindo na compra de drones, pequenos veículos aéreos não tripulados, e no treinamento de profissionais que vão comandar esses equipamentos, via controle remoto.

Na Record, dois drones com câmeras wi-fi, capazes de transmitir imagens aéreas ao vivo, já estão sendo testados. A RedeTV! também já tem um drone em teste para ser utilizado pelo jornalismo. A Globo pretende implementar o uso do equipamento. Band e SBT estão locando drones, mas já pensam em comprar seus próprios equipamentos.

O preço varia. Há drones com câmeras, mais simples, na faixa dos R$ 15 mil, mas também os mais sofisticados, que chegam a custar R$ 100 mil. Pequeno (60 cm de largura e 15 cm de altura, em média) e ágil, um drone pode facilmente fazer as vezes de um helicóptero na captação de imagens aéreas

Mas, para esses “brinquedinhos” entrarem oficialmente em ação nas coberturas jornalísticas da TV, e até nas gravações de dramaturgia, é necessário aguardar a regulamentação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A Folha apurou que a regulamentação dos drones deve sair até o final do ano.

MPB: Milton Nascimento participa do 'Caldeirão do Huck' de sábado (30), cantando ao lado da Banda Vitalina Corrêa, com jovens de Codisburdo (MG) (Crédito: Divulgação)
MPB: Milton Nascimento participa do ‘Caldeirão do Huck’ de sábado (30), cantando ao lado da Banda Vitalina Corrêa, com jovens de Codisburdo (MG) (Crédito: Divulgação)

Retorno Gugu começa a preparar a sua volta para a TV, agendada para janeiro na Record.

Retorno 2 Tanto é que seu diretor, Homero Salles, foi para as redes sociais recrutar profissionais que já trabalharam com ele.

Pesquisa A TV Brasil, emissora ligada ao governo federal, pode se tornar a mais nova cliente do GfK, instituto alemão que vai aferir audiência de TV no país, concorrendo com o Ibope.

Pesquisa 2 No dia 4, diretores do SBT, Record, Band e RedeTV! se reúnem com representantes do GfK para aprovar os últimos detalhes técnicos da medição de audiência, que terá seus primeiros dados em 2015.

Cadeiras A Fox deve perder em breve dois executivos no Brasil: Paulo Franco, vice-presidente de conteúdo e programação, e Marcelo Braga, diretor de marketing.

Cadeiras 2 Franco estaria de malas prontas para voltar para a Record, onde já trabalhou por muitos anos no comando da programação. Já Braga deve assumir o comando da Endemol Brasil daqui a um mês.

Queda As novelas “Boogie Oogie”, das 18h, e “Geração Brasil”, das 19h, estão marcando exatamente a mesma audiência na Globo, algo impensável anos atrás. As duas tramas registraram média de 18 pontos na quarta-feira (27). Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.