‘Hoje em Dia’ enfrenta sua pior crise de audiência

Folha

O programa que inspirou mudanças nas manhãs da concorrência passa por uma de suas piores crises de audiência. O “Hoje em Dia”, que levou para a faixa matinal um formato de sucesso da TV americana —mix de notícias e variedades, comandado por um time de apresentadores—, perdeu nos últimos sete anos 35% de audiência e acendeu a luz de alerta na Record.

Criada em 2005, a atração, que chegou a registrar médias na casa dos 6,5 pontos (2009), hoje patina para manter a vice-liderança em audiência. A média atual do “Hoje em Dia” está em 4,2 pontos, e a emissora já estuda promover uma renovação geral. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo. Uma das ideias é incluir um time de apresentadores/colaboradores que se revezariam com o casting fixo do programa. Nomes como Adriane Galisteu e Gisele Itié podem comandar quadros específicos na atração.

A Record também estuda a compra de novos formatos, competições ao estilo do “Jogo de Panelas”, do “Mais Você” (Globo).

Vale ressaltar que as demais redes abertas também perderam audiência no período: a Globo caiu 19% e o SBT, 24%.

Já a TV por assinatura viu a sua audiência matinal crescer cerca de 120% de 2009 até este ano.

Tapas e Beijos: Mãe e filho que se odeiam na ficção, Renata Sorrah e Murilo Benício se divertem nas gravações de “Geração Brasil” (Globo)
Tapas e Beijos: Mãe e filho que se odeiam na ficção, Renata Sorrah e Murilo Benício se divertem nas gravações de “Geração Brasil” (Globo)

Causa Há quem aposte na Globo que o personagem homofóbico vivido por Joaquim Lopez em “Império”, novela das 21h, acabará se apaixonando por um homem na trama. Sim, mais um gay pode surgir na novela.

Medalha Estreia no dia 30, na Globo, “Rumo ao Pódio”, programetes diários comandados por Flávio Canto que têm como foco alguns campeonatos mundiais de esportes olímpicos: vôlei, basquete, ginástica rítmica e artística.

Ao vivo A Record News chegou a ficar em quinto lugar em audiência, na frente de RedeTV! e Gazeta, no domingo (17), com a cobertura ao vivo do cortejo e do enterro do presidenciável Eduardo Campos (PSB).

Janela Estão abertas as inscrições do Festival Internacional de TV de São Paulo (Telas), que acontece de 7 a 14 de novembro.

Janela 2 O evento tem como objetivo gerar visibilidade à produção audiovisual brasileira e trazer ao país o melhor da produção mundial.

Foco De olho na migração de audiência durante o horário eleitoral gratuito, as emissoras de TV paga preparam estreias para o período. Como o TBS, que exibirá a partir desta terça-feira (19) edições mais antigas do “Pânico” (Band).

Foco 2 Abaixo, a Folha indica alguns dos destaques de programação dos canais por assinatura durante a faixa de propaganda política.