Horário eleitoral enfrentará público dobrado na TV paga

Folha

O horário eleitoral gratuito estreia na TV daqui a uma semana, com um escoamento de plateia anunciado. Basta olhar para a TV paga, principal concorrente em audiência dos programas políticos, que dobrou de tamanho desde a última eleição presidencial (2014).

Há quatro anos, a TV por assinatura tinha cerca de 9,7 milhões assinantes no Brasil. No primeiro trimestre de 2014, o número de clientes do serviço bateu a casa dos 18,7 milhões.

Segundo levantamentos de audiência em 2012, com o início do horário político, a audiência da TV paga na faixa noturna chega a crescer até 46%. Na faixa vespertina, o crescimento dos canais por assinatura fica na faixa dos 20%.

Com mais assinantes, a migração para a TV paga tende a ser maior, o que já assusta partidos políticos e emissoras abertas, obrigadas por lei a exibirem o horário eleitoral gratuito.

Redes como Globo, SBT e Record já esperam uma queda entre 5% e 10% em suas médias diárias de ibope durante o horário eleitoral, que ficará no ar de 19 de agosto a 2 de outubro. São cerca de 2h30 por dia destinadas ao assunto, somando propagandas políticas e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Já os canais pagos estão programando pacotes especiais de atrações e estreias para o período.

Ponta: O cantor Dinho Ouro Preto (ao centro) é orientado por Luiz Henrique Rios (diretor) e Joana (assistente) em gravação de “Malhação” (Globo)
Ponta: O cantor Dinho Ouro Preto (ao centro) é orientado por Luiz Henrique Rios (diretor) e Joana (assistente) em gravação de “Malhação” (Globo)

Estrago O elogiado estúdio panorâmico do SporTV durante a Copa, instalado na Ilha Fiscal, no Rio, quase ganhou uma sobrevida, em nova locação. Quase.

Estrago 2 Em formato de bola de futebol, boa parte de vidro, o estúdio seria removido da Ilha e instalado do lado externo do sede da Globosat, no Rio. O problema é que ao ser desmontado, alguns vidros quebraram e o SporTV acabou desistindo da ideia.

Família A Record estreia em dezembro a série “Conselho Tutelar”.

Família 2 Com cinco episódios, a trama, parceria da emissora com a produtora Visom, aborda o cotidiano de profissionais que lutam contra a violência infantil.

Baile Em ritmo de “Dança dos Famosos”, o “Domingão do Faustão” (Globo) registrou excelente média no domingo (10): 18 pontos, o mesmo ibope do “Fantástico”. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.

Baile 2 O “Domingão” também marcou mais audiência que o clássico Santos x Corinthians, que registrou 17 pontos na Globo.

Alta Na Record, Rodrigo Faro comemora o segundo lugar em audiência no domingo com média de 7,4 pontos, ante 6,2 pontos de Eliana no SBT.

Saga “Império”, novela das 21h da Globo, deve ganhar vida longa. Se tudo der certo, o folhetim pode ficar no ar até março de 2015.