Depois da Copa, audiência cai na Band e na Globo

Folha

VITOR MORENO (interino)

A Copa do Mundo deixou saudades na Globo e na Band, que detinham os direitos de transmissão do evento. A audiência das emissoras caiu 14% e 28%, respectivamente, na média/dia (das 7h à meia-noite) depois que o torneio acabou.

De 1º a 13 de julho, a Globo marcou 15,5 pontos de média. Já do dia 14 ao dia 31, quando o Mundial já havia acabado, caiu para 13,3 pontos. Na Band, a queda foi de 3,1 para 2,2 pontos de média. Vale lembrar que o total de TVs ligadas também caiu, mas apenas 4%.

A maior parte da variação ocorreu no período da tarde, no qual a maioria dos jogos estavam concentrados. Das 12h às 17h59, a Globo saiu de 15 para 11,4 pontos de média (-24%), enquanto a Band passou de 3,8 para 2,6 pontos de média (-33%).

Enquanto isso, à noite (das 18h à meia-noite), a Globo caiu 12% (de 23,4 para 20,7 pontos) e a Band, 30% (de 4,2 para 2,9 pontos). Pelas manhãs (das 7h às 11h59) todos os canais abertos cresceram.

Emissoras que não exibiram jogos foram as que mais se beneficiaram com o final da Copa. Record, SBT e RedeTV! tiveram crescimento na média/dia. Foram 6%, 8% e 14%, respectivamente.

Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Citação Carlinhos Brown vai participar de “Geração Brasil”, da Globo, como amigo de Brian Benson (Lázaro Ramos). O cantor vai aconselhar o guru a respeito do relacionamento dele com Lara (Elisa Pinheiro).

Citação 2 Os diálogos da cena, que será gravada na próxima semana e deve ir ao ar no dia 12, serão baseados em músicas do baiano.

Cadê? Julho terminou e nada de Sundance Channel na Sky. No começo do ano, a operadora anunciou que, nesse mês, o canal entraria em sua grade com exclusividade no Brasil.

Cadê? 2 A operadora informa que não há nova previsão para a entrada do canal.

Amendoim O Multishow prepara um cenário ousado para a adaptação televisiva de “Trair e Coçar É Só Começar”, que será gravado em teatro com plateia. Serão dois andares, com um elevador comunicando os ambientes. Cacau Protásio viverá a fofoqueira Olímpia.

Radical A programação de Dia dos Pais do canal Off vai contar com o inédito “DNA para Voar”, que mostra a história de um avô, um pai e um neto que saltaram de um balão a 8.000 pés de altura.

Pioneira Vida Alves confirmou presença no lançamento de “A Memória Televisiva como Produto Cultural”, neste sábado (2) em São Paulo. O livro trata das novelas reexibidas pelo Viva.