Audiência da TV paga cresce 20% neste ano

Folha

Enquanto os canais abertos perdem público, ou se agarram a um crescimento a conta-gotas, a TV paga iniciou 2014 crescendo cerca de 20% em audiência em São Paulo, em relação a 2013.

De janeiro a maio deste ano, a média diária de ibope dos “outros canais” (OCN, sigla do Ibope para denominar canais pagos) foi 8 pontos, ante 6,7 pontos do mesmo período no ano passado. Cada ponto representa 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Com esse índice, os canais pagos ocupam o segundo lugar em audiência consolidado na região, e já representam quase 60% da audiência da Globo. Nesse ritmo de crescimento, a TV paga pode ultrapassar a líder em menos de três anos.

Nos primeiros cinco meses de 2014, a média da Globo foi de 13,6 pontos, ante 14,3 pontos em 2013. A rede caiu 5%. O SBT foi de 5,3 (2013) para 5,2 pontos, e a Band passou de 2,5 para 2,4 pontos. As únicas que cresceram foram Record e RedeTV!. A primeira registrou de janeiro a maio média de 6,1 pontos, ante 5,9 (2013). A RedeTV! marcou 0,9 ponto neste ano, ante 0,8 ponto do ano passado.

Na faixa nobre (das 18h à meia-noite), a mais cara da TV, os canais por assinatura tiveram um crescimento de audiência de 21%, com média de 10,6 pontos. A Globo caiu 10%, marcando 21,2 pontos.

Espelho: Falcão, apresentador do canal Fox Sports, reproduziu a comemoração de um gol de 1982, mesma imagem do painel de Eduardo Kobra, na zona sul de SP (Crédito: Divulgação)
Espelho: Falcão, apresentador do canal Fox Sports, reproduziu a comemoração de um gol de 1982, mesma imagem do painel de Eduardo Kobra, na zona sul de SP (Crédito: Divulgação)

Cartilha Rogério Gallo, VP dos canais de filmes e séries da Turner, está implantando uma série de regras que padronizam os intervalos comerciais de seus canais.

Cartilha 2 Entre as normas há a limitação do tempo dos intervalos e o controle do número de repetições de chamadas da programação. A mudança já tem reflexos positivos na audiência do TNT.

Luta São grandes as chances do “The Ultimate Fighter Brasil” (TUF), reality show de MMA, ganhar nova temporada na Globo em 2015. A edição deste ano foi bem em ibope.

Galã O GNT tem planos mais ambiciosos para Rodrigo Hilbert. O canal pretende dar um espaço maior na programação para o marido de Fernanda Lima.

Adeus O jornalismo da Record deve ganhar mais mudanças em breve. Depois de Fabiana Scaranzi, outra que pode deixar a emissora é Janine Borba, do “Domingo Espetacular”.

Crescidos O Cartoon Network vai estrear no segundo semestre a aguardada série de animação da “Turma da Mônica Jovem”, de Mauricio de Sousa.

Espera A teledramaturgia da Globo pede socorro, os índices de audiência não estão nada bons, mas a força-tarefa virá somente após a Copa.

Espera 2 A ordem na emissora é deixar as coisas como estão. “Geração Brasil”, folhetim das 19h, ganhará reposicionamento de personagens e tramas depois do mundial de futebol.