Televisão aberta vê ‘ao vivo’ como salvação de audiência

Folha

Perdendo cada vez mais audiência para a TV paga e para os serviços de conteúdo sob demanda, as emissoras abertas correm para garantir público no “ao vivo”.

Investir cada vez mais em grandes transmissões em tempo real e em programas ao vivo estão entre as metas da gestão do diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder.

Na visão da direção da Globo, as transmissões ao vivo são o futuro da TV aberta, pois esse será o diferencial, uma vez que público se volta para o consumo de conteúdo gravado ou sob demanda.

Atualmente, a Globo fica cerca de 60 horas por semana ao vivo no ar e quer mais. Os primeiros passos foram dados na faixa matinal, em que nada mais é gravado.

Durante a Copa do Mundo, programas como “Esquenta” e “Caldeirão do Huck” serão ao vivo.

Para muitos na emissora, servirá como uma espécie de teste para uma transição definitiva mais adiante.

A rede que mais exibe conteúdo ao vivo atualmente é a Record: cerca de 90 horas por semana.

A Band também vem crescendo o seu número de horas ao vivo, com cerca de 50 horas semanais.

Já o canal que mais exibe programação gravada é o SBT. A rede tem apenas 35 horas semanais ao vivo.

Infantil Ídolo da criançada boleira, o jogador Neymar gravou campanha para o Cartoon Network; ele será o garoto-propaganda do canal no mês do Copa Toon.

Cozinheira Carolina Ferraz ganhará um programa de culinária no GNT.

Cozinheira 2 A atração, que será gravada no apartamento da atriz, em São Paulo, trará receitas rápidas e funcionais, com ingredientes simples.

Quase A Globo quer Fernando Meirelles na direção de uma nova série, de Euclydes Marinho. Mas o cineasta ainda não fechou com a emissora.

Família Patrícia Abravanel deve ganhar mais espaço ao lado do pai, Silvio Santos, ao domingos no SBT.

Família 2 SS não fala em aposentadoria na TV, mas ele tem vontade que a filha apresentadora divida mais tempo do “Programa Silvio Santos” ao seu lado.

Reprise O Fox Life estreia em maio a exibição da novela “A Escrava Isaura”, da Record. Se der certo, o canal pago irá atrás de outros folhetins para a sua programação.

Calma Além de Luciano Huck, outro apresentador que fez muitas campanhas publicitárias em 2013 pretende diminuir a sua exposição no intervalo comercial neste ano: Rodrigo Faro.

Calma 2 Faro diz que o excesso de comerciais, aliado ao número de horas que fica no ar aos domingos, na Record, desgasta a sua imagem. A ordem é escolher poucas e boas campanhas para protagonizar.

Calma 3 Fábio Porchat, o rei dos intervalos em 2013, já deu uma boa desacelerada no número de campanhas neste ano.