TV aberta vê fuga de audiência aos domingos

Por Folha

As poltronas em frente à TV aos domingos estão mais vazias. E quem ficou está correndo para os canais pagos.

É o que mostra o nível de audiência de um dos horários mais disputados da TV brasileira, os domingos à tarde.

Com base nos índices de audiência ao longo dos 25 anos do “Domingão do Faustão” (Globo), o líder na faixa, é possível observar a fuga de público da TV aberta.

Em 2000, Fausto Silva registrava média de 20,9 pontos de audiência na Globo. Nasceu aí a guerra mais famosa de ibope, Faustão X Gugu, que registrou naquele ano média de 20,8 pontos com seu “Domingo Legal” (SBT). Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.

Em 2000, o percentual de televisores ligados no horário era de 60%. Atualmente, está em 51%. Nos primórdios da TV paga, a participação de canais pagos e em UHF no total de televisores ligados no horário era de 6%. Hoje, é de 21,9%.

Em 2001 e 2002, o “Domingão” chegou a alcançar média de 23,2 pontos, enquanto o “Domingo Legal” registrava média de 22,5 pontos.

De lá para cá, os índices despencaram. Faustão perdeu cerca de 30% de seu público e registra em 2014 média de 15,3 pontos.

Já o SBT perdeu mais de 60% da audiência no horário e registra hoje 6,8 pontos na mesma faixa de horário.

 

Paredão Estreia hoje no “CQC” (Band) o quadro “50 Perguntas”, em que uma personalidade responde, de uma só vez, sem interrupção, a 50 questões elaboradas pela turma de Marcelo Tas.

Paredão 2 A primeira a participar é a jornalista Ana Paula Padrão, que responderá questões como: “‘Jornal Nacional’ ou ‘Jornal da Record’?, Politicamente, você é liberal ou conservadora? E na cama?”. O “CQC” quer entrevistar os candidatos à presidência.

Batom Sai Fernanda Tavares e entra Mariana Weickert no comando da nova temporada do “Desafio da Beleza”, do GNT.

Batom 2 Fernando Torquatto segue no reality de maquiadores, que estreia no temporada segundo semestre.

Espera São mínimas as chances de Xuxa voltar a ter um programa na Globo neste ano.

Espera 2 A ideia é que ela faça algumas participações em outras atrações no canal e que grave um especial de Dia das Crianças ou Natal.

Operação Estreia no dia 5 de maio, no Multishow, a nova temporada de “Papo de Polícia”. Serão sete episódios, que mostrarão o dia a dia dos policiais federais no combate ao tráfico de drogas e ao contrabando na tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai).

Operação 2 As gravações, realizadas pela produtora AfroReggae, duraram dez dias, com direito a uma câmera superlenta e um drone (veículo aéreo não tripulado) com câmera.