Emissoras querem deixar de pagar auditoria do Ibope
A chegada de um novo instituto para aferir audiência de TV no país, o alemão GfK, já começa a mexer com o Ibope.
A *Folha* apurou que alguns dirigentes de TV que fazem parte da comissão da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) pretendem parar de pagar pelo serviço de auditoria anual do Ibope Media. O valor do serviço não foi revelado.
Há 15 anos, o Ibope tem sido anualmente auditado pela Ernst & Young, em processo conduzido e pago pela comissão ABAP Redes, que é formada pelas redes de televisão aberta, canais de televisão por assinatura e agências de publicidade.
Em 2011, quando foi renovado o contrato com a Ernest, alguns dirigentes de televisão se rebelaram, querendo trocar a empresa de auditoria, apontando algumas falhas e vícios no serviço atual. Eles foram votos vencidos e a Ernest seguiu auditando os dados do Ibope.
Desta vez, os mesmos dirigentes pretendem abrir mão da auditoria do Ibope, uma vez que em breve terão a medição de audiência de TV via GfK, que também será auditada. O atual contrato da Ernest vence neste ano.
Procurado, o Ibope diz que não foi comunicado a esse respeito.
A Ernest & Young afirma que não se pronuncia sobre clientes de auditoria.
*
Luta As ex-jogadoras Hortência e Isabel estão na nova temporada do reality de UFC “The Ultimate Fighter” (Globo), produção da Floresta. Elas serão “coachs” das equipes.
Luta 2 Os lutadores Wanderlei Silva e Chael Sonnen cuidarão da parte técnica dos competidores. O reality também vai eleger uma “ring girl”.
Luta 3 Segundo a Globo, o TUF segue sendo supervisionado por um grupo de profissionais do canal. A novidade é que o diretor Boninho passou a participar mais ativamente do processo.
Escada Entre os 20 canais pagos líderes de audiência, o Discovery Channel foi um dos que viu o seu público crescer mais na média 24 h/dia em 2013, em comparação com 2012.
Escada 2 Os canais Viva, Nat Geo, FX, Cartoon e Fox também cresceram na média diária. No horário nobre, entre os que cresceram em audiência estão: Fox Sports, Discovery, Fox, Nat Geo, Multishow, Universal, Viva, e Cartoon.
Meta Com a entrada em mais operadoras de TV por assinatura, o canal pago TV Rá-Tim-Bum deve passar de 8 milhões (2013) de assinantes para 12 milhões neste ano.
Fórmula O “Encontro com Fátima Bernardes” (Globo), sem Fátima, que está de férias, vem mantendo a mesma audiência média.
Fórmula 2 A atração, que está em um rodízio de apresentadores, tem marcado entre 6 e 7 pontos de audiência. Cada ponto equivale a a 62 mil domicílios na Grande SP.