Noticiários noturnos da TV perdem audiência em 2013
Com o público chegando cada vez mais tarde em casa e informando-se por outras vias, quase todos os noticiários noturnos de TV perderam audiência em 2013 em São Paulo.
De janeiro a outubro, o “Jornal Nacional” (Globo) registrou média de 26,3 pontos, ante 29,3 pontos do mesmo período, em 2012. Uma queda de 10%. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.
O “SPTV 2ª Edição” foi de 24,2 pontos (2012) para 22,5 pontos (2013).
Na Band, um dos principais produtos, o “Brasil Urgente”, de Datena, perdeu 16% de sua plateia. Marcou até outubro média de 4,3 pontos, ante 5,2 pontos em 2012.
No SBT, a queda foi mais sutil. O “SBT Brasil” passou de 5 pontos para 4,7. No entanto, a tentativa da emissora de colocar mais um noticiário na faixa nobre naufragou. O “SBT Notícias”, com Neila Medeiros, não durou nem dois meses no ar, por conta da baixa audiência.
O “RedeTV News” também perdeu público. Foi de 1,6 ponto (2012) para 1 ponto.
Entre os poucos noticiários que somaram audiência em 2013 está o “Cidade Alerta”, da Record, que marcou média de 8,6 pontos neste ano, ante 6,4 em 2012. O “Jornal da Noite” (Band), de Bóris Casoy, cresceu um pouquinho: foi de 1,5 para 1,6 ponto.
*
Edição A Globo está com problemas na transmissão em HD de alguns programas, como o “Mais Você”. A coluna recebeu reclamações dizendo que, em televisores sem o sinal digital, é comum a imagem da atração ficar descentralizada, com as laterais cortada.
Edição 2 Isso acontece porque a imagem em alta definição é expandida. Procurada, a Globo diz que desconhece o problema e vai averiguar.
Social Xuxa está encabeçando uma campanha contra a prostituição infantil que unirá três países: Brasil, Paraguai e Argentina.
Social 2 A apresentadora vai gravar filmes publicitários para a campanha em português, em espanhol e em guarani. Ela está tendo aulas da língua indígena.
Esqui Globo e SporTV levarão 75 profissionais para a cobertura da Olimpíada de Inverno, em fevereiro, em Sochi (Rússia). Desses, 45 são do canal pago, que exibirá 280 horas da competição.
Esqui 2 A Band vai exibir algumas modalidades da competição, mas não vai enviar ninguém à Rússia.
Esqui 3 Já a Record, que também vai exibir os jogos, levará ao evento apenas 12 pessoas. Em 2010, nos Jogos de Inverno de Vancouver, a emissora tinha um time de cerca de 80 profissionais, com direito a estúdio de transmissão no local.
Café A Band estreia em fevereiro um novo programa matinal, que está sendo formatado com a ajuda do jornalismo da emissora.