Ibope amplia medição de audiência de TV paga

Folha
Com a sombra de um novo concorrente a caminho, o GfK, o Ibope atenderá a uma demanda constante da TV por assinatura: vai ampliar a amostragem de audiência do setor.

O aumento da amostra de audiência da TV por assinatura, que deve ser concluído até dezembro, prevê o acréscimo de 245 domicílios na pesquisa, distribuídos entre São Paulo e Rio de Janeiro. Desta forma, a base de domicílios na medição de TV paga sai de 1.400 para 1.650.

O número ainda não é o sonhado pelo setor, que quer algo em torno de 2.000 e 2.500 residências na amostragem. Afinal, a TV por assinatura cresceu muito nos últimos dois anos, chegando à base de 17,4 milhões de assinantes, e a amostra do Ibope não acompanhou esse ritmo de expansão.

Para 2014, o Ibope planeja ampliar a sua base de pesquisa de TV paga de nove para 15 regiões.

Atualmente, a base de aferição de audiência de TV por assinatura conta com pesquisa em nove mercados regulares: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Distrito Federal, Salvador, Campinas (93 km de SP) e Florianópolis.

O instituto está conversando com clientes para incluir mais seis mercados nessa base: Manaus, Belém, Vitória, Goiânia, Fortaleza e Recife.

Gaveta Chegou ao fim o “SBT Notícias”, com Neila Medeiros. Com audiência em baixa, o noticiário, que estreou em setembro, já saiu do ar. A equipe foi surpreendida pela notícia ontem.

Gaveta 2 O curioso é que, no domingo, Neila chegou a fazer chamadas do jornalístico no programa de Eliana. O SBT não sabe o que fazer com a âncora, que veio de Brasília.

Adeus A CNN cancelou a realização do Concurso Universitário de Jornalismo da CNN International, que já teve oito edições no Brasil.

Adeus 2 O canal de notícias diz que o concurso não cresceu como o grupo CNN esperava, mas que já está trabalhando em outras iniciativas para manter a sua presença impactante no país.

Descanso Palmirinha Onofre não vai mais gravar especiais de fim de ano no canal Bem Simples.

Descanso 2 A culinarista, afastada para se recuperar de uma infecção urinária, ainda não está bem de saúde. Palmirinha deve retornar à TV só no próximo ano.

O NÚMERO É…

Mesmo sem “Videocassetadas”, o “Domingão do Faustão” registrou boa audiência anteontem: 18 pontos. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande SP.

Queda O quadro de tombos que finaliza a atração não foi ao ar por falta de tempo, diz a Globo. Há quem defenda no canal a mudança de horário das “Videocassetadas”, abrindo espaço para outro encerramento no “Domingão”.

Batuque Xuxa grava ao lado de Renato Aragão a campanha de fim de ano da Globo, que traz o elenco fazendo percussão com o corpo; a vinheta estreia domingo

Xuxa grava ao lado de Renato Aragão a campanha de fim de ano da Globo