Ibope/Nielsen é processado por vazamento de dados confidenciais no México
Um dos maiores grupos de comunicação do México, a TV Azteca, acaba de vencer na Justiça um round da batalha que trava contra o Ibope/Nielsen. No México, Nielsen e Ibope operam juntos na aferição de audiência, como um único instituto, sendo que a Nielsen é sócia majoritária nessa parceria.
A emissora mexicana venceu em primeira instância um processo que move contra o Ibope/Nielsen pelo vazamento em 2012 de informações confidenciais de dados dos participantes envolvidos nas medições de audiência de TV aberta.
A TV Azteca alega que o patrimônio da empresa foi afetado pelo o que mercado de mídia mexicano chama de “fraude”.
A rede afirma que sua captação de recursos por meio de publicidade foi muito prejudicada com o vazamento de informações confidenciais.
A TV Azteca move ação contra o Ibope/Nielsen desde junho de 2012. Na época, foi descoberto um e-mail contendo um total de quase 3.000 registros de nomes, endereços e números de telefones de pessoas que compõem o painel de amostragem do Ibope/Nielsen no México.
O amostragem de audiência no México conta com um pouco mais de 3.000 domicílios.
Depois de toda essa confusão, o mercado mexicano optou por manter o serviço do Ibope/Nielsen no país. No entanto, o instituto está criando um novo painel de amostragem de audiência de TV aberta por lá, com outros domicílios participantes.
Procurado, o Ibope diz que não pode responder sozinho pelo caso, uma vez que atua no México ao lado da Nielsen. Também não pode falar sobre as investigações envolvendo o vazamento de dados.
A TV Azteca e a Nielsen não se pronunciaram sobre o assunto até a finalização deste post.
Cabe recurso à decisão do processo na Justiça.